quarta-feira, 23 de junho de 2010

Suécia doa 26,8 milhões para reabilitação de hidroeléctricas em Moçambique


A Suécia vai desembolsar a título de donativo uma verba de 26,8 milhões de euros para a reabilitação das hidroeléctricas de Mavuzi e Chicamba, na região centro de Moçambique, no âmbito de um acordo assinado hoje em Maputo.
Com a garantia dada hoje pelo embaixador sueco em Maputo, Torvald Akesson, com a doação dos 26,8 milhões de euros falta ao governo moçambicano mobilizar cerca de 17,1 milhões de euros para o início em pleno da reabilitação das duas hidroeléctricas, orçada em cerca de 44 milhões de euros.

Uma vez reabilitadas, Mavuzi e Chicamba, situadas na província de Manica, vão poder gerar 83 megawatts, uma quantidade suficiente para satisfazer a demanda energética de uma cidade moçambicana.

Actualmente, as duas infra-estruturas produzem 63 megawatts, menos 20 megawatts que o potencial a ser alcançado depois da reabilitação.

"Não sendo de grande dimensão, estas duas infra-estruturas são de um impacto tremendo para a economia e população da província de Manica", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Oldemiro Balói, por ocasião da assinatura do acordo com a Suécia.


Segundo Oldemiro Balói, "o sector energético é estruturante e determinante no objetivo de combater a pobreza em Moçambique, porque qualquer processo de desenvolvimento económico exige um sector energético funcional".

O embaixador da Suécia em Maputo afirmou, por seu turno, que "a criação de uma capacidade de geração de energia sustentável e segura é fundamental para que Moçambique mantenha o ritmo de crescimento económico contínuo".

O administrador da Empresa de Electricidade de Moçambique (EDM), Augusto Fernando, disse aos jornalistas que os avultados investimentos que o país tem realizado nos últimos anos permitiram que Moçambique seja agora o segundo país com mais ingressos na rede eléctrica nacional ao nível da África Austral, a um ritmo de 120 mil ligações por ano.

Fonte: OJE/Lusa - 23/06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário