sábado, 5 de fevereiro de 2011

Barraca com tecnologia fotovoltaica capta energia para carregar gadgets




Orange Solar Tent - a barraca conceito surge como uma revelação que inspira os seres humanos a usarem melhor os recursos naturais disponíveis. (Imagem:Divulgação)

Usando o que há de mais avançado em tecnologia para captação de energia ecológica, a Barraca Conceito Orange Solar criada pela empresa de consultoria de design, US company Kaleidoscope, em parceria com a britânica Orange, proporciona aos campistas recarregarem facilmente a bateria de seus gadgets.

Segundo os fabricantes, a tenda solar emprega "tecnologia de energia ecológica". A tenda é coberta com tecidos fotovoltaicos flexíveis para captar energia solar. A energia gerada por eles é usada para aquecimento, iluminação, comunicação e para recarregar portáteis de camping.

A barraca contém com várias características únicas que a tornam uma “barraca do futuro”.
A tenda de energia fotovoltaica contém uma tela que transforma a energia solar em elétrica; um isolante térmico que à noite proporcionaria piso luminoso e aquecido e uma bolsa de indução magnética de carregamento wirelless.

O projeto aproveita a energia solar usando um tecido fotovoltaico ao redor do topo da tenda. Esta energia é então canalizada para baixo em uma bolsa de carregamento sem fio onde é possível colocar telefones e outros eletrônicos para mantê-los carregados.

O tecido que capta a energia tem três deslizes que também se deslocam para coincidir com a direção do sol e aproveitá-la em todos os momentos do dia.

No centro da tenda existe um controle sem fio, com uma tela sensível ao toque que oferece acesso Wi-Fi. O sistema mostra qual tipo de energia está sendo gerada e consumida.

A informação é mostrada em uma tela LCD touchscreen flexíve, que também fornece um método de comunicação com o sistema e definição da temperatura desejada.
Quando a temperatura cai abaixo de um valor pré-estabelecido um elemento de aquecimento é ligado.

A barraca conceito surge como uma revelação que inspira os seres humanos a usarem melhor os recursos naturais disponíveis.

Fonte: Ciclo Vivo

Um comentário: