segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prefeitura entrega Compaz no aniversário do Recife

img_alt

Obra, no Alto Santa Terezinha, está sendo finalizada e oferecerá serviços de cultura, educação, esportes e cidadania, a partir do dia 12 de março, com apoio de parceiros. (Foto:

Um dos presentes que a população do Recife vai ganhar no aniversário da cidade, no dia 12 de março, será o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital. O prefeito Geraldo Julio realizou vistoria à obra na manhã desta sexta-feira (26), juntamente com os parceiros que vão atuar no equipamento. As empresas e instituições parceiras vão contribuir, ao lado da Prefeitura do Recife, no atendimento e desenvolvimento cidadão dos moradores da região.

A obra está em fase avançada e será entregue em 15 dias. Alguns dos espaços, como a biblioteca, já está com os móveis prontos para serem instalados. Outros pavimentos estão com acabamento de pintura, instalação elétrica ou piso. “Aqui no Compaz do Alto Santa Terezinha nós vamos oferecer serviços de qualidade, em um local que fica perto da casa das pessoas. Esportes, Cultura, Educação e Cidadania são os pilares para as crianças e jovens da comunidade da Zona Norte principalmente. Outra função importante do Compaz é que as escolas próximas a ele poderão trazer seus alunos para praticarem essas atividades aqui, como na biblioteca e nos espaços para esportes”, destacou Geraldo.

O Compaz contará com a parceria da Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Grupo Parvi, Instituto Cervantes, British Council, Livraria Cultura, Secretaria de Educação de Pernambuco, SESC, Fundação Gilberto Freyre, Conservatório Pernambucano de Música e diversas secretarias municipais. O Compaz vai fortalecer atividades que já são desenvolvidas no bairro e oferecer outras que agreguem cidadania e acesso à informação. Além das oficinas de artes marciais, dança e música, o centro terá atividades esportivas, cursos de capacitação profissional, mediação de conflitos, acesso à Justiça, serviços de assistência social, agência de emprego, Procon e biblioteca.

“A gente convidou essas instituições para realizarem atividades aqui dentro do Compaz e eu quero agradecer a eles. Com isso, nós vamos poder oferecer mais serviços, gastando menos dinheiro público”, acrescentou o prefeito. O Instituto Cervantes é um dos parceiros e que oferecerá aulas gratuitas de espanhol para os jovens da Zona Norte. Para Isidoro Castellanos Vega, diretor da entidade, é uma satisfação realizar um trabalho como este em parceria com a Prefeitura. “É muito importante fazer um trabalho como este, firmando esta parceria. Vamos oferecer aulas de espanhol e divulgar a cultura espanhola para estes jovens. Estamos muito empolgados com este projeto e vamos selecionar os melhores professores para este projeto”, ressaltou.

Quem também conheceu o local foi o escritor e professor Luiz Eduardo Soares, autor do livro Elite da Tropa, que deu origem ao filme Tropa de Elite. Entre outras funções, Luiz Eduardo foi secretário nacional de segurança pública (2003) e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ (1999/2000). Colaborou com o governo municipal de Porto Alegre, de março a dezembro de 2001, como consultor responsável pela formulação de uma política municipal de segurança. De 2007 a 2009, foi secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu (RJ).

A biblioteca é um dos locais que se destaca no Compaz. Além de ter um vasto acervo e sistema de carteirinha de identificação para locação de livros, será a maior biblioteca construída pela Prefeitura do Recife em toda a história. Alunos da rede municipal farão cadastro para poder locar livros e terem acesso ao espaço, que contará também com sala de estudo e computadores com internet. Mais de 220 mil pessoas residentes na Região Político-Administrativa (RPA 2) serão beneficiadas com a estrutura, que também vai funcionar de maneira integrada com a Escola Municipal Alto Santa Terezinha, a Creche-Escola Zacarias do Rêgo Maciel e a Academia das Cidade.

Durante a vistoria, o prefeito ainda visitou a Escola Municipal Alto Santa Terezinha e a Creche-Escola Zacarias do Rêgo Maciel. As unidades de ensino são vizinhas ao Compaz, e serão algumas das beneficiadas com a oferta de serviços do local. Alunos e professores deverão utilizar a estrutura do novo equipamento já nos primeiros dias de funcionamento.

Serviços do Compaz Governador Eduardo Campos:

- Biblioteca;

- Dojo (espaço para treino e competições de artes marciais);
- Procon;
- Mediação de Conflitos;
- Atendimento Especializado às Mulheres Vítimas de Violência;
- Sala do Empreendedor;
- Atividades Esportivas (natação, hidroginástica, ginástica, futebol);
- Atividades culturais (dança popular, teatro, percussão);
- Oficinas Cidadãs;
- Aulas de Idiomas (inglês e espanhol);
- Aulas de Reforço (português e matemática);
- Práticas Integrativas (Tai chi chuan, ioga, biodança, meditação).

Parceiros

Secretarias: Educação; Esportes; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde; Mulher; Cultura; Assuntos Jurídicos (Procon); Enfrentamento ao Crack e outras Drogas; Desenvolvimento e Empreendedorismo; Juventude e Qualificação Profissional; Governo e Participação Social; Planejamento e Gestão.


Empresas e instituições: Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Conservatório de Música de Pernambuco, Sesc, Grupo Parvi, Fundação Gilberto Freyre, Livraria Cultura, Instituto Cervantes e British Council.

Nenhum comentário:

Postar um comentário