segunda-feira, 7 de março de 2016

C.E.S.A.R terá financiamento no Recife

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) foi selecionado em chamada pública realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Com isso, o centro será uma das sete unidades aptas a desenvolver projetos de inovação industrial. O processo seletivo teve início em agosto de 2015 e recebeu 57 propostas no valor total de R$ 1,08 bilhão. Nesta seleção, serão investidos R$ 100 milhões em recursos da EMBRAPII. O centro pernambucano desenvolverá projeto na área de internet das coisas.

“Os grupos de pesquisas selecionados estão autorizados a fazer contratos com outras empresas para desenvolver projetos dentro dos temas. Nós financiamos um terço do valor proposto pela ação. Lembrando que as propostas de ação tem validade de seis anos”, explicou o diretor presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

O C.E.S.A.R informou que só pode se pronunciar após 16 de março, quando o resultado oficial será publicado. Além do C.E.S.A.R foram selecionados projetos do Instituto Eldorado (equipamentos para internet e computação móvel), Femec/UFB (tecnologias metal-mecânica), Inatel (comunicações digitais), Escola Politécnica da USP (materiais de construção), Tecgraf/PUC (computação gráfica ), UFMG (sistemas computacionais).

De acordo com Guimarães, os contratos com as empresas selecionadas serão assinados ainda neste mês e as liberações dos recursos serão realizadas de acordo com cronograma. “A partir da assinatura eles podem começar a captação das empresas que serão parceiras nos projetos e as liberações serão de acordo com o cumprimento de etapas e da prestação de contas”, disse.

Com o novo credenciamento, sobem para 28 o número de Unidades EMBRAPII, incluídos os polos de inovação. “A grande vantagem deste modelo de negócios é a redução de risco de investimento das empresas e agilidade na aplicação dos recursos. Precisamos estimular o setor industrial a inovar”, destacou o diretor presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário