quinta-feira, 24 de março de 2016

Mapa colaborativo lista hortas comunitárias em todo o mundo

Já são mais de 1.300 tipos de espécies registradas no mapa, espalhados pelos mais diversos pontos do planeta.

Mapa colaborativo lista hortas comunitárias em todo o mundo
Como a ferramenta ainda não é muito famosa no Brasil estão listadas apenas 31 hortas comunitárias nacionais. | Foto: Reprodução

O Falling Fruit é um site produzido para conectar pessoas e tornar mais fácil a busca por hortas comunitárias no mundo todo. Criada pelos norte-americanos Caleb Phillips e Ethan Welty, a ferramenta colaborativa já mapeou quase um milhão de áreas destinadas ao cultivo dentro das cidades.

De acordo com os criadores na descrição do site, já são mais de 1.300 tipos de espécies registradas no mapa, espalhados pelos mais diversos pontos do planeta. As hortas vão desde áreas cultivadas em pequenas cidades até espaços produtivos dentro de grandes metrópoles.

O objetivo do projeto está bem claro na apresentação do aplicativo: “facilitar a conexão entre pessoas, comida e organismos naturais que crescem em nossas vizinhanças”. O trabalho também ajuda a disseminar informações, compartilhar conhecimentos, experiências e a mostrar que é possível produzir alimentos de qualidade em qualquer lugar.

O mapa é aberto e qualquer pessoa pode editar e acrescentar informações. Todos os dados podem ser baixados gratuitamente e incluem também organizações que recebem doações, com a proposta de reduzir o desperdício de alimentos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Como a ferramenta ainda não é muito famosa no Brasil estão listadas apenas 31 hortas comunitárias nacionais. O número ainda é pequeno, principalmente se comparado aos Estados Unidos, com quase 800 mil hortas mapeadas.

Clique aqui para acessar o mapa e colaborar com a inserção de informações sobre o cultivo de alimentos em solo brasileiro.

Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário