quinta-feira, 3 de março de 2016

Oito recursos gratuitos para promover a energia sustentável

energia sustentável


Alice Driver*

A Iniciativa das Nações Unidas de Energia Sustentável para Todos (SE4ALL) tem como objetivo alcançar três objetivos principais para o ano 2030 como o acesso universal a serviços energéticos modernos, duplicar a taxa global de melhora na eficiência energética e duplicar a quota das energias renováveis na matriz energética global.
Para alcançar estes objetivos na América Latina e no Caribe, a ONU se associou ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para formar um Hub regional. A SE4All Américas Hub coordena recursos gratuitos, publicações e ferramentas relacionadas com a energia sustentável.

Abaixo, apresentamos outros recursos gratuitos, muitos deles disponíveis em inglês e espanhol, para aqueles que querem conhecer, promover e implementar projetos de energia mais sustentáveis.

Climascópio

É uma ferramenta interativa e fácil de usar e já ocupa 55 mercados emergentes de todo o mundo e sua capacidade passada, presente e futura para atrair investimentos para empresas e projetos de energia limpa. O Climascópio é atualizado anualmente. Com China, Brasil e África do Sul liderando o índice do Climascópio 2014, a região das Américas está fortemente representada entre as principais nações com as mais altas pontuações gerais: Chile está em quinto lugar, Uruguai em sexto e México em oitavo, com Peru logo em seguida em 11º. Em nível regional, estes quatro países atraíram US$ 13 bilhões, ou impressionante 94% dos US$ 14 bilhões no total do investimento em 2013 em energia limpa nos 26 países da região.

Calculadora de nível de acesso sustentável

Este indicador foi criado por Javier Castillo Antezana do BID, especialista em eletricidade rural e energias renováveis, que estabelece os critérios para a definição do que a “sustentabilidade” significa no longo prazo para projetos de acesso à eletricidade. É importante porque incorpora questões como manutenção, horas de serviço anuais e a potência disponível do cálculo da sustentabilidade.

A Base de Dados de Energia

A Base de Dados de Energia oferece uma nova forma para entender a energia no século XXI. Mostra como os países de América Latina e o Caribe e outros países importantes produzem e consomem energia. Esta ferramenta fácil de usar é interativa e traz a informação de maneira completa e acessível, além de contribuir com o planejamento da política energética sustentável. Você já se perguntou qual o país em que a produção de energia verde tem crescido exponencialmente desde os anos 80? Ou se o consumo de energia é comparável no Haiti e na República Dominicana? As respostas a estas e muitas outras perguntas estão agora a seu alcance.

Cartão de Avaliação da Sustentabilidade de Biocombustíveis

Este cartão de avaliação de sustentabilidade de biocombustíveis, o primeiro de seu modelo, foi desenhado para ajudar ao setor privado mediante a análise da sustentabilidade ambiental e social de um projeto. O cartão é atualizado a cada ano, e os usuários podem apresentar seus comentários para ajudar a ferramenta a se desenvolver e assim suprir as crescentes demandas do setor de biocombustíveis.

RETScreen

RETScreen é uma ferramenta de análise para projetos de energia limpa que proporciona uma maneira rápida e econômica para avaliar sua viabilidade técnica e financeira. O software é utilizado amplamente e tem sete mil usuários no Brasil, onde tem sido decisivo para melhorar a posição do país como líder mundial de energia limpa. Além disso, a NASA tem planos para utilizar RETScreen para desenvolver estratégias para a mitigação da mudança climática relacionadas com a energia.

Calculadora para reduzir os custos e o carbono

A Calculadora para Reduzir os Custos e o Carbono é uma ferramenta de eficiência energética desenvolvida pela Carbon Trust para ajudar as empresas a administrarem seus custos de energia, emissões de carbono e impacto ambiental. Carbon Trust é uma empresa que oferece tecnologia e assessoria para ajudar as organizações do mundo todo a criarem um futuro mais sustentável através da redução de carbono, eficiência energética e outras medidas.

Calculadora de Watts PV

A Calculadora de Watts PV foi desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL), que calcula a produção e o custo de eletricidade dos sistemas de energia fotovoltaica (PV) conectadas a rede em todo o mundo. Ao avaliar o potencial de rendimento dos projetos de energia fotovoltaica, que permite a todas as entidades envolvidas poder planejar a sustentabilidade ao longo prazo e cumprir melhor com as necessidades de uma comunidade ou área. NREL é o principal laboratório de Departamento de Energia Nacional que investiga as energias renováveis e a eficiência energética dos Estados Unidos.

Calculadora do Custo Normalizado de Energia

A Calculadora do Custo Normalizado de Energia de NREL permite comparar os custos de capital, operação e manutenção e o rendimento e os custos de combustível para as tecnologias renováveis.
Estudantes, acadêmicos, profissionais da energia e governos podem usar estas ferramentas gratuitas para ajudar a alcançar as metas de SE4ALL para o ano 2030. Estas ferramentas proporcionam os conhecimentos necessários para apoiar, criar, investir e promover a energia sustentável.
Conhece alguma outra ferramenta que te trouxe um resultado diferente? Compartilhe com a gente!
Post publicado originalmente no blog do BID, Energy for the Future

*Alice Driver é responsável pela comunicação da Divisão de Energia do BID e trabalha com a iniciativa de Energia Sustentável para Todos nas Américas. Driver completou seu pós-doutorado na Universidade Nacional Autónoma no México em 2013 onde trabalhou com o Centro de Pesquisas sobre América do Norte.

BID

Nenhum comentário:

Postar um comentário