quinta-feira, 10 de março de 2016

Páscoa, chocolate e saúde


Tradicionalmente, no período entre meses de março e abril, aumenta significativamente o consumo de peixes, vinhos, chocolate e aperitivos pascais, devido à simbologia da data. Trocar a carne vermelha pelo peixe é bastante saudável, porém com a grande procura por peixes antes e durante a Semana Santa, é preciso ficar atento para não acabar comprando peixes de má qualidade. “A escolha e o preparo dos peixes ou frutos do mar exigem cuidados essenciais para evitar o risco de infecções”, afirma a nutricionista Stella Bezerra, do Hospital Jayme da Fonte.
Na hora de escolher o pescado, é importante observar se as guelras estão limpas, vermelhas e brilhantes e se o corpo está firme e limpo, e se o local de venda é isento de insetos e sujeiras. Peixes de água doce devem ter cheiro fresco e os de água salgada devem ter cheiro de mar. Os olhos também não devem estar opacos, secos ou murchos. Depois de comprados, também é fundamental ter o cuidado com o armazenamento e a preparação. A nutricionista também chama a atenção para o cardápio típico do período, que geralmente traz o leite de coco na receita: “esse produto pode sobrecarregar o organismo quando consumido em excesso”, explica. 
Stella também lembra que é preciso cautela no consumo de chocolate. Pesquisas mostram que o chocolate pode ser positivo para saúde - visto que o cacau contém substância antioxidante, que age como protetor cardiovascular - desde que seja feita a escolha correta: escolha o chocolate amargo, que tenha no mínimo 80% de cacau na composição; dê preferência as versões sem adição de açúcar; evite os ovos de páscoa trufados e recheados, normalmente estes possuem uma concentração maior de açúcar e gorduras. “O consumo excessivo de chocolate pode levar a problemas no trato gastrointestinal, podem contribuir para o aumento do peso e aumentam os riscos de doenças metabólicas.”, afirma a nutricionista.
O recomendado, lembra Drª Stella, é comer um pouco de chocolate por vez. Ou seja, ao invés de consumir 100 ou 200 gramas por dia, dividir essa quantidade de chocolate ao longo da semana.
O segredo é manter os cuidados básicos e consumir tudo com moderação para aproveitar a festa da Paixão de maneira saudável. 
SERVIÇO:Hospital Jayme da Fontewww.jaymedafonte.com.br 
Endereço: Rua das Pernambucanas, 167, Graças. Fone: (81) 3416.0000

Nenhum comentário:

Postar um comentário