quarta-feira, 30 de março de 2016

Prefeitura do Recife ganha Prêmio InovaCidade 2016

O prefeito Geraldo Julio recebeu, em nome da Prefeitura do Recife, na noite de ontem, o Prêmio InovaCidade 2016, que reconhece iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida nas Cidades. A gestão municipal venceu na categoria "Governos", com o projeto Transforma Recife, plataforma digital voltada para a causa humanitária através do voluntariado, que completa um ano nesta quarta-feira (30) e que consolidou o Recife como capital brasileira da solidariedade. A entrega do prêmio aconteceu durante o 4º Congresso Smart City Business America (SCBA), em Curitiba.

A premiação, compartilhada com a Prefeitura de Petrópolis, uma das cidades que implementou o modelo recifense, criando o Transforma Petrópolis, é uma iniciativa do SCBA sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

"O engajamento dos recifenses permitiu que o Transforma Recife pudesse ajudar muita gente. As ONGs existem para ajudar as pessoas e o Transforma Recife está ajudando os voluntários a se conectarem com essas ONGs e dar essa ajuda a quem está realmente precisando e é esse o reconhecimento feito aqui pela ONU-Habitat com o prêmio InovaCidade, que nos deixou muito feliz. São 70 mil voluntários através de 400 ONGs ajudando a população, então é uma experiência importante que as outras cidades que fizerem uma rede social como o Transforma Recife vão levar de benefício para a sua população. A gente agradece aos recifenses que trouxeram esse prêmio para a sua cidade", destacou o prefeito.

O congresso, considerado o mais importante evento sobre cidades inteligentes na América, teve início na segunda-feira (28) e termina nesta quarta (30), reunindo governos, empresas e organizações sociais de todo o mundo. Na ocasião, foram apresentadas ideias, projetos e iniciativas sustentáveis que melhoram a qualidade de vida nas cidades e contou com a participação de especialistas, líderes empresariais, pesquisadores e autoridades governamentais, que puderam partilhar experiências, ideias e casos de sucesso, entre eles o Transforma Recife. O momento é dedicado a somar esforços individuais, coletivos e institucionais na apresentação de soluções inteligentes para os desafios das cidades modernas, promovendo o encontro dos setores públicos e privados.

A plataforma Transforma Recife (www.transformarecife.com.br), a primeira no Brasil lançada por uma prefeitura, é um site voltado para a causa humanitária através do voluntariado. Funcionando como uma espécie de rede social, o sistema cruza os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado e entidades que precisam da força do trabalho voluntário nas áreas disponíveis. O fluxo viabiliza uma corrente e contribui com o trabalho social no Recife através de um elo entre voluntários e organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário