terça-feira, 22 de março de 2016

Tradição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em Pernambuco

  • paixão de Cristo

    Governador assistiu à pré-estreia do espetáculo, nesta sexta, em Brejo da Madre de Deus
     
    BREJO DA MADRE DE DEUS Paixão de Cristo- O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta sexta-feira (18.03), a pré-estreia da Paixão da Paixão de Cristo 2016, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano. Na ocasião, o gestor destacou a importância da encenação para a cultura pernambucana e a expectativa de uma intensa movimentação econômica.
     
    “Um espetáculo tão bonito, que traz tanta gente de Pernambuco e de fora. Que tem uma tradição, que é muito bem feito e cuidado. A gente espera receber também muitos turistas. Manter, mais uma vez, a tradição de Fazenda Nova de apresentar esse espetáculo bonito durante a Paixão de Cristo. Um projeto que é essencial para movimentar a economia local”, enalteceu Paulo Câmara. A encenação acontece há 49 anos.

    Antes do espetáculo, o chefe do Executivo estadual inaugurou o letreiro turístico “Paixão de Cristo”, erguido em frente à cidade-teatro. Com quatro metros de altura, o equipamento, uma estrutura fixa, é mais um elemento turístico que valoriza o maior teatro ao ar livre do mundo. O gestor estadual esteve em Nova Jerusalém acompanhado da filha Clara, de secretários estaduais, prefeitos da região e do senador pelo estado de Roraima, Romero Jucá.
     
    Ao longo de cerca de três horas, o governador e comitiva percorreram os nove cenários que relembram os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, antes da sua morte e ressurreição, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. O Governo de Pernambuco destinou, este ano, R$ 450 mil para a realização de espetáculos cênicos da Paixão de Cristo em todo o Estado.

    Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, destacou a importância do espetáculo para o desenvolvimento econômico do estado por meio do turismo. “Ficamos felizes porque vamos ter um incremento também esse ano na ocupação da rede hoteleira. Tivemos isso no Réveillon, em janeiro, na alta estação, no Carnaval e agora na Semana Santa”, comemorou.

    O espetáculo, que deve ser visto por cerca de 70 mil pessoas, conta com aproximadamente 450 atores e figurantes, além de 600 profissionais, entre eles, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros e costureiras. A temporada 2016 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém segue até o próximo dia 26, com apresentações sempre às 18h.

    BALANÇO - Às vésperas de completar meio século de apresentações, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um dos maiores eventos da Semana Santa de Pernambuco. Segundo dados da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, o espetáculo registra um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de expectadores. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 50% do público retorna para assistir à Paixão pelo menos mais uma vez.

    LETREIRO – A implantação do equipamento faz parte de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, está última, responsável pelo custo de produção e instalação do letreiro. O terreno foi cedido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

    ACESSIBILIDADE – Pelo quinto ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) vai disponibilizar, entre os dias 21 e 23 de março, o serviço de audiodescrição e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência, através do Projeto "Paixão Para Todos".
     
    Os interessados podem entrar em contato na portaria do Teatro procurando pelo serviço. Ao todo a SEAD estará promovendo o espaço da acessibilidade para atender 25 pessoas com deficiência visual por dia através de aparelhos de tradução simultânea que possibilita o cego de receber orientações sobre figurino, cenário e orientações durante todo o espetáculo.
     
    TURISMO – A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), instalou, na área de convivência do Aeroporto do Recife, três painéis fotográficos com os temas Turismo Rural, Circuito Sacro Recife – Olinda e Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A decoração ficará exposta até 30 de março. Os turistas poderão tirar fotos nos painéis e postar nas redes sociais com as hashtags #semanasantaempernmbuco e #descubrapernmabuco.


    Também serão distribuídos 10 mil folders “Semana Santa em Pernambuco”. O material traz informações sobre o espetáculo, circuito sacro Recife-Olinda, Turismo Rural, Destino Rota 232 – Caminhos da Paixão, Recife, Olinda e Litoral Norte, Arquipélago Fernando de Noronha, Litoral Sul, jogo Brasil x Uruguai, próximos eventos e telefones Úteis. Os folders serão distribuídos nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), nos cenários do Aeroporto do Recife e nos hotéis.


    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário