quarta-feira, 20 de abril de 2016

Aço carbono: versatilidade impulsiona consumo do material



O mercado brasileiro de tubos de aço registrou crescimento nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do consumo de tubulações OCTG e demais tubos para o segmento de petróleo e energia.
Diferente do segmento de aços planos, no qual atuam poucos fabricantes de grande porte, o mercado de tubos conta com dezenas de fabricantes e centenas de centros de distribuição. No setor de tubulações, o aço carbono figura como o material mais utilizado em usinas, refinarias, indústrias petroquímicas e instalações industriais. Aproximadamente 85% da produção anual de aço em todo o mundo é feita a partir do aço carbono. Devido à disponibilidade e seu custo relativamente baixo, é um material amplamente utilizado. A preferência pelo material tem justificativa: versatilidade, durabilidade e, principalmente, fácil aplicação nas obras.

Tubos de aço são essenciais em diversos setores
Quando se pensa em tubos de aço carbono, a utilização em obras é a primeira que vem a cabeça. Esses itens são realmente indispensáveis na Construção Civil, embora seu uso vá muito além dela. A versatilidade do tubo de aço carbono  começou a ser percebida por outros setores, fazendo com que a matéria- prima passasse a ser usada desde o setor automobilístico até o de construção civil, passando pela decoração e design de construções modernas.

Construção Civil

A utilização de tubos de aço carbono torna o gerenciamento dos canteiros mais fácil. Isso porque é possível contar com alta precisão no sistema de montagem industrial. Tubos de aço são preferência, também, pela alta resistência, o que os torna ideais para serem usados em locais de situações extremas, suportando altas e baixas temperaturas.

Da obra à arte

Os tubos de aço carbono são usados não apenas como elemento estrutural, mas também para criar design moderno e sofisticado em certos projetos.
Em Curitiba, por exemplo, a estufa do Jardim Botânico, famoso ponto turístico da cidade, é feito de tubos de Metalon. Existem também obras de arte contemporâneas que utilizam tubos de aço carbono.
Na decoração, os corrimãos são exemplos de peças que levam essa matéria-prima resistente.

 Setor de Petróleo e Gás

A indústria petroquímica é outro setor onde os tubos de aço são fundamentais. Eles compõem os dutos, sejam gasodutos ou oleodutos. A construção de dutovias inteiras é  possível graças ao poder do aço carbono.

Economia e flexibilidade


Maleável, econômico, de fácil instalação, durável e aplicável em quaisquer  projetos, os tubos de aço carbono são fabricados em diversos formatos: redondos, quadrados, retangulares. Além disso trata-se de um material sustentável. O aço é 100% reciclável, detalhe essencial em um cenário no qual o uso de produtos ecológicos torna-se praticamente obrigatórios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário