terça-feira, 5 de abril de 2016

Concurso sobre história do Brasil levará 100 alunos para Portugal

O projeto será destinado a estudantes de escolas municipais do Rio de Janeiro, São Paulo, Novo Horizonte (SP), Salvador (BA), Mata de São de João (BA) e Belo Jardim (PE)

O Palácio de Queluz, em Portugal
Construído em 1747, o Palácio de Queluz, em Portugal, foi a residência oficial da família real de 1794 até 1807.(DeAgostini/Getty Images)
Um concurso que pretende fazer alunos de escolas municipais refletirem sobre a história do Brasil vai levar 100 estudantes para uma viagem de intercâmbio cultural de dez dias a Lisboa. O programa "Era uma vez... Brasil", realizado pelo Ministério da Cultura, será destinado a alunos e professores do sétimo ao nono ano do Rio de Janeiro, São Paulo, Novo Horizonte (SP), Salvador (BA), Mata de São de João (BA) e Belo Jardim (PE), em etapas que se estenderão até o final do ano. 

As inscrições poderão ser feitas no site oficial do projeto, durante o mês de abril.

O tema do concurso é a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes. As atividades direcionadas ao programa devem durar nove meses e vão desde a preparação dos professores, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio.

Na primeira etapa, os professores devem incentivar os alunos, com propostas de atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de um minuto sobre a temática do projeto. Os estudantes que criarem os melhores trabalhos vão para a segunda etapa.

Nessa fase, os adolescentes participarão, durante sete dias, de oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. As 100 melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles irão fazer parte de um livro, com o mesmo título do projeto, que será distribuído em escolas e bibliotecas do Brasil e de Portugal.

O programa - De acordo com os organizadores, objetivo é colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional. "Pretendemos despertar o lado crítico dos adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado", disse Marici Vila, diretora executiva da empresa de consultoria e gestão de projetos criativos Origem Produções, criadora do projeto educacional.

O 'Era uma Vez... Brasil' dá continuidade aos outros concursos da produtora, com o tema 'Era Uma Vez Europa', realizado em 2011 e 2014, nas cidades paulistas de Novo Horizonte e Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário