quarta-feira, 27 de abril de 2016

ESPECIALISTAS CATALOGAM ACERVO HISTÓRICO DO PORTO DO RECIFE

Foto: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa

ESPECIALISTAS CATALOGAM ACERVO HISTÓRICO DO PORTO DO RECIFE


Com foco no aniversário dos 98 anos do Porto do Recife, a ser comemorado no próximo mês de setembro, uma equipe de museólogos e restauradores deram início, hoje, à primeira fase do levantamento do vasto acervo do antigo museu do ancoradouro recifense.   
Nessa etapa preliminar, os especialistas estão trabalhando em mais de 50 fotos, envolvendo, ainda, mobiliário e equipamentos de navegação que serão avaliados posteriormente. 

"O trabalho, basicamente, consiste em analisar o estado de conservação das fotos (tiradas nos anos de 1911 e 1912) e o mapeamento de danos sofridos para definição das técnicas e materiais que serão utilizados no processo de restauração", detalhou o historiador Enos Omena. 

Essas imagens vão passar por vários processos até ficarem prontas para exposição pública. "Depois serão higienizadas, desinfectadas e restauradas com fibras específicas de papel. É um trabalho minucioso de restauro, mas que vale a pena quando se pensa no resultado final", explicou o historiador.

 Para o presidente do Porto, Olavo de Andrade Lima, este é o primeiro passo para resgatar o acervo do antigo Museu do Porto. "A ideia é que essas primeiras peças sejam expostas ao público a partir de setembro. Mas, o acervo que vai compor o futuro Museu da Memória Portuária de Pernambuco é bem mais amplo. 

O intuito é criar mais um espaço público destinado ao enriquecimento e intercâmbio cultural para pernambucanos e turistas no centenário do Porto do Recife em 2018", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário