segunda-feira, 4 de abril de 2016

Gerdau apoia iniciativas do Jardim Botânico do Recife



Referência em práticas ambientais e sustentáveis, a Gerdau apoia constantemente o estímulo a soluções que contribuam para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Entre as diversas iniciativas, os trabalhos em parceria com o Jardim Botânico já desenvolveram várias atividades, que permitem a participação do equipamento e comunidade do entorno em congressos de pesquisa em todo o Brasil.

Um dos apoios da Gerdau ao Jardim Botânico é o Curso de Jardineiro, uma ação de inserção social no mercado de trabalho que visa o empreendedorismo e o apoio à educação formal de qualidade. A iniciativa permitiu a criação do único curso de Jardineiro realizado na cidade, com o corpo docente de técnicos do Jardim Botânico e voluntários da Gerdau.

O curso, realizado desde 2013, já formou mais de 50 novos profissionais de Jardinagem, entre jovens e adultos. Os voluntários da Gerdau participam também em aulas de empreendedorismo, brigada de emergência, além de aulas de recursos humanos.

A Gerdau contribui também com aquisição de equipamentos para pesquisa e reformas estruturais de alguns espaços, a exemplo da construção do Jardim Sensorial e conservação dos jardins, através de manutenção e compra de mudas e plantas. Também é parceira na reforma do Econucleo de Pesquisado Jardim Botânico, abrindo à possibilidade de participação em congresso de Pesquisas nacionais.

Gestão ambiental

Modelo em práticas ambientais sustentáveis, a Gerdau é o maior reciclador da região Nordeste, com 100% da produção de aço proveniente de sucata ferrosa.

Certificada com ISO 14001 – que dá diretrizes à implementação de um sistema de gestão ambiental – a empresa também contribui com expressiva atuação social nas comunidades do entorno da Usina Açonorte.

Nos últimos cinco anos, a Gerdau investiu cerca de R$ 2,5 milhões em projetos sociais que beneficiaram diversas comunidades do Brasil. Com foco prioritário em educação e mobilização solidária, o apoio da Gerdau foi dado por meio de projetos às iniciativas de pequenos fornecedores de manutenção, reparos, operações e fornecedores de sucata, cooperativas de reciclagem, motoristas das transportadoras, além de pequenas serralherias e capacitação de mão-de-obra da construção civil. Esse incentivo contou com atuação de 280 voluntários, em 87 projetos, entre os quais o ‘Junior Achievement’ e ‘5S nas escolas’.

SUVENIRES

Desta vez, o apoio da Gerdau somou à construção da nova loja de suvenires, que irá vender pequenos produtos, com temas ligados à natureza, como lembrança da visita ao Jardim. Parte da loja será reservada para venda de suvenires produzidos pela comunidade próxima ao Jardim Botânico do Recife.

Com uma área de 15m², o novo espaço para comercialização de suvenires foi equipado com prateleiras, armários, gaveteiro, freezer e ar-condicionado. O objetivo é disponibilizar produtos e artigos relacionados ao meio ambiente, lanches secos, postais e pequenas plantas, como mini orquídeas, cactos, bromélias e bonsais. Localizado logo na entrada do Jardim Botânico, o ponto de venda também atende a um anseio dos frequentadores e turistas que desejavam levar para casa uma lembrança do equipamento público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário