quarta-feira, 20 de abril de 2016

Levi's lança jeans feito com sobras de redes de pesca e carpete

levis-ecod.jpg
As calças da coleção 522 têm 61% de algodão, 38% de Econyl e 1% de elastano
Foto: © Aquafil

A Levi's tem uma boa reputação quando o assunto é a adoção de práticas sustentáveis na indústria da moda. Aqui no EcoD, já noticiamos, por exemplo, a sugestão do CEO Chip Bergh para que os consumidores evitem lavar o jeans com frequência, além do esforço para eliminar as substâncias tóxicas da cadeia produtiva. A novidade agora é uma coleção de calças feitas com as sobras de redes de pesca e carpetes antigos.

Segundo informou o portal Treehugger, a nova coleção foi pensada e desenvolvida em parceria com a Aquafil, marca italiana especializada na fabricação de nylon sustentável. As calças são fabricadas com o nylon Econyl, feito a partir de materiais descartados. Quem realiza a coleta das redes de pesca - que antes poluíam o oceano - são os mergulhadores da organização Healthy Seas Initiative

A quantidade desse tipo de resíduo no fundo do mar é estimada em 640 mil toneladas, o que representa uma ameaça constante a vida marinha. Em dezembro de 2015, já havíamos mostrado um protótipo de tênis da Adidas produzido com plástico retirado do oceano.

A fabricação da linha “522”, da Levi's, consome menos água do que o processo de confecção tradicional, de acordo com os criadores da coleção.  O objetivo é incentivar os clientes a consumirem o recurso com responsabilidade.

“Temos a visão de um mundo onde os artigos do dia a dia não devem ser feitos à custa do ambiente”, explica o CEO da Aquafil, Giulio Bonazzi. “Esta nova parceria é mais uma prova de que os materiais sustentáveis podem ser utilizados para revigorar produtos que sempre foram feitos de uma forma tradicional.” 

As calças da coleção 522 têm 61% de algodão, 38% de Econyl e 1% de elastano. Elas já estão disponíveis para venda on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário