sábado, 16 de abril de 2016

O QUE É UM ESTÁGIO – Por Augusto Saboia



Na forma da Lei 11.788 de 25 de setembro 2008:

Em seu Art. 1°, Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§1° O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

§ 2° O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Esta introdução da letra da lei foi para contextualizar a importância do estágio na vida acadêmica e futuramente profissional da pessoa.

É no estágio onde se começa a conhecer o que é a vida real no mundo cada vez mais competitivo do mercado de trabalho.

As empresas de hoje querem mais do trabalhador e o estagiário está dentro dessa nova forma de vivencia no trabalho, deve se buscar conhecer o que é a empresa, seus objetivos e metas, seu planejamento estratégico, sua missão, visão, para poder se adaptar as suas políticas e ditames.

O estagiário de hoje e de sempre tem de ser aquele que busca o conhecimento diariamente, se possível passando por vários setores da empresa.

Ele não é um empregado regular, não tem as mesmas funções obrigatórias, mas deve buscar fazer o mais possível, no tempo que estiver na empresa, mostrando seus conhecimentos e aprendendo o que for importante para cumprir suas tarefas.

Tem que agir com ética e zelo nas missões que lhe são confiadas, cumprir o horário e se possível, algumas vezes ir além do necessário.

Deve saber a importância de fazer o trabalho bem feito, aprendendo e se preparando para a vida profissional.

O estágio é comumente prestado por estudantes nas empresas ou repartições públicas, visando o aprimoramento profissional na sua área de estudo, é geralmente remunerado por uma bolsa em forma de contrato padrão contendo a duração, o valor ofertado, o seguro contra acidentes pessoais e a carga horária.


Ele pode ser:

Curricular

- Faz parte do currículo do curso;
- Constitui disciplinas vinculadas a grade curricular;
- É condição para integralizar o curriculum;
- O aluno é avaliado de acordo com o estágio e regimento da escola.

Extracurricular

- Não está previsto no curriculum;
- Oportunidade de pôr em prática o conhecimento adquirido.

Benefícios do estágio

- Aceleração da formação profissional
- Motivação para o estudo;
- Ver as deficiências e buscar aprimorar;
- Assimilação maior e melhor dos conteúdos das disciplinas em estudo;
- Melhora a autoestima, etc.


O mais importante é, se bem aproveitado, uma grande oportunidade de ter experiência profissional, conhecer pessoas, saber lidar com as diferenças, vencer desafios e aprender a ser um profissional consciente de sua capacidade e obrigações para com a empresa e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário