sexta-feira, 1 de abril de 2016

Praças de Burle Marx e influências do barroco no Olha! Recife deste fim de semana

img_alt

No sábado e no domingo, serão oferecidos dois roteiros de ônibus, um a pé e um de bicicleta. (Foto: Inaldo Lins/ArquivoPCR)

Como praça, lazer e fim de semana são conceitos estreitamente relacionados, o projeto Olha! Recife dedicará seus roteiros deste sábado (2) às praças projetadas pelo célebre paisagista Burle Marx, que inovou ao usar e abusar de vegetação da Mata Atlântica, da Amazônia e espécies tropicais exóticas em seus projetos.

O roteiro de ônibus contemplará a Praça da República, o mais antigo jardim público do Brasil; a Praça de Casa Forte, construída em 1935 na campina do antigo Engenho Casa Forte; a Praça Euclides da Cunha, originalmente concebida para fornecer à população do Recife uma imagem da caatinga retratada em Os Sertões, de Euclides da Cunha;  e Praça do Derby. O passeio terá duas saídas: às 9h e às 13h, da Praça Artur Oscar, mais conhecida como Praça do Arsenal da Marinha, projetada por Burle Marx.

No domingo (3), serão oferecidos os roteiros a pé e de bicicleta. A caminhada será com destino às influências do barroco nas paisagens recifenses, com observação de talhas, volutas, altares, cantarias e pinturas que forneceram à cidade um dos mais belos e maiores conjuntos de construções religiosas do país. No roteiro, estão as igrejas Madre de Deus e do Divino Espírito Santo e os pátios de São Pedro e do Livramento. O passeio sai às 9h, da Praça do Arsenal. 

Também às 9h do domingo, da mesma Praça do Arsenal, sai o Olha! Recife Pedalando, com o tema Palácios e Solares. O passeio percorrerá grandes construções palacianas e solares aristocráticos como o Palácio do Campo das Princesas e o da Justiça, o conjunto de sobrados da Rua da Aurora, onde está o Palacete do Conde da Boa Vista,  Palácio Joaquim Nabuco e Ginásio Pernambucano, Faculdade de Direito, Solar do Pombal (antiga residência do Visconde de Suassuna), Palácio da Soledade, Quartel da Polícia Militar e o conjunto de palacetes da Rua Benfica, com belíssimos exemplares de residências nobres em estilo neoclássico, neocolonial e eclético.

Os passeios são gratuitos, oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para que recifenses e visitantes conheçam e contemplem atrativos e histórias da cidade. 

A inscrição para qualquer um dos roteiros deste fim de semana deve ser feita nesta sexta (1), pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h. No dia do passeio, os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Programação

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Praças de Burle Marx
Quando: Sábado (2), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé
Tema: Circuito Barroco
Quando: Domingo (3), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife Pedalando
Tema: Palácios e Solares
Quando: Domingo (3), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário