sexta-feira, 29 de abril de 2016

Praia dos Carneiros: natureza preservada

Mais ao sul do litoral pernambucano, o cenário é de coqueiros, recifes de corais e um mar verde-esmeralda


por Anchieta Dantas Jr.* - Editor
O maior cartão-postal de Carneiros é a Capela de São Benedito, que, à beira-mar e exibe belíssimo o coqueiral ao fundo ( fotos: Anchieta Dantas Jr. )
Um dos pontos altos da visita a Carneiros é o banho de argila, acessível em uma das paradas do catamarã. Dita medicinal, muita gente se lambuza com a lama
O tradicional passeio de catamarã é a melhor forma de explorar as belezas da região. Com uma hora e meia de duração, exibe paisagens de tirar o fôlego 

Já que se está no litoral sul de Pernambuco, cerca de 60 km mais à frente de Cabo de Santo Agostinho, a Praia dos Carneiros bem que merece a sua visita. Localizado em Tamandaré, esse pedacinho de litoral se destaca por ingredientes simples como a brisa fresca, areia branquinha e mar verde-esmeralda com águas mornas, onde recifes de corais, que formam piscinas naturais, convidam ao mergulho. O cenário é emoldurado, ainda, por um vasto condomínio de coqueiros. E, por conta de trechos pouco explorados, a sensação que se tem é de estar em um refúgio tropical. Não é à toa que Carneiros foi eleita pelo Traveller´s Choice, do TripAdvisor, com uma das 25 melhores praias do Brasil, na 7ª posição.

A melhor maneira de curtir todos os atrativos do lugar é embarcar em um tradicional passeio de catamarã. As embarcações saem de frente a um dos bares mais famosos da região: o Bora-Bora, com infraestrutura de quiosques, incrustado em um dos trechos mais exuberantes da praia. Com duração de uma hora e meia, um dos pontos altos do roteiro é a Capela de São Benedito, que, à beira-mar e com belíssimo coqueiral ao fundo, é o mais famoso cartão-postal de Carneiros. Esse pequeno templo foi construído em 1931, já foi cenário de novela e se tornou objeto de desejo de casais não só de Pernambuco mas de todo o País que ali aportam para trocar alianças.

Dali o catamarã segue para um manguezal, onde o rio Formoso encontra o mar enaltecendo a já bonita paisagem. Em seguida, há uma parada para um banho de argila, que os locais dizem ser medicinal. Na dúvida, a maioria dos visitantes se lambuza com a lama, que é extraída debaixo da areia. De volta ao barco, é hora de zarpar em direção aos bancos de areia e às piscinas naturais para um revigorante banho de mar. Até chegar lá, mais paisagens de tirar o fôlego de tão bonitas.

Uma vez retornando ao ponto de partida, é no Bora-Bora onde o visitante pode se deliciar com deliciosos drinques à base de vodca e das frutas da estação, saboreando frutos do mar, e ainda cochilar em uma rede antes de se despedir desse paraíso. Outra atração gastronômica de Carneiros é o restaurante Beijupirá. Famosa em Porto de Galinhas, Olinda e na Praia do Paiva, a casa capricha nas receitas que combinam peixes frescos e ingredientes locais como banana, caju e coco.

* O jornalista viajou a convite do Sheraton Reserva do Paiva
das

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário