quinta-feira, 28 de abril de 2016

Projeto transforma lama de Mariana em tijolos

A ideia é aproveitar a enorme quantidade de rejeitos, transformando-os em algo útil novamente.

Projeto transforma lama de Mariana em tijolos
Segundo os criadores, os tijolos de Mariana, de Metakflex, é sete vezes mais resiste que os comuns. | Foto: Divulgação

O rompimento das barragens da mineradora Samarco, em novembro de 2015, deixou um rastro de destruição e lama. No entanto, um projeto quer ajudar a transformar essa tragédia em tijolos para a reconstrução da comunidade local.

Apelidada de Tijolo de Mariana, a iniciativa foi criada pela empresa Grey Brasil, juntamente com outros parceiros. A ideia é aproveitar a enorme quantidade de rejeitos que se espalhou por diversas cidades, transformando-os em algo útil novamente.

De acordo com a empresa, é possível produzir tijolos de qualidade, que ajudarão na reconstrução física e, principalmente, social da região. O projeto tem feito tijolos de forma artesanal. Já foram mais de 1.200, todos de qualidade e com a marca em memória à cidade de Mariana.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No entanto, os criadores não querem parar por aí. O intuito é conseguir levantar fundos para construir uma fábrica, que permita a produção em escala industrial. Localizado na própria região afetada pelo acidente, o empreendimento deve contar com 80 funcionários contratados da própria comunidade e ser capaz de produzir até quatro mil tijolos por dia. Segundo os criadores, os tijolos de Mariana, de Metakflex, é sete vezes mais resiste que os comuns.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto Tijolos de Mariana está em busca de financiamento coletivo para que todas essas ideias deixem de ser sonhos e se transformem em realidade. Clique aqui para ajudar e conhecer mais detalhes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário