sexta-feira, 8 de abril de 2016

Rock in Rio anuncia projeto ambiental e plantio de 1 milhão de árvores na Amazônia

O plantio planejado na ação vai restaurar áreas desmatadas nas cabeceiras e nascentes do Rio Xingu.

Rock in Rio anuncia projeto ambiental e plantio de 1 milhão de árvores na Amazônia
Para o plantio das árvores será utilizado um mix de sementes chamado de muvuca. | Foto: Divulgação

O Rock in Rio lançou nesta semana o Amazônia Live – Projeto Social do Rock in Rio para todas as edições do festival até 2019. Foi apresentada uma grande campanha de mobilização que incentiva a população a abraçar a causa, sob o mote “Mais do que Árvores, Vamos Plantar Esperança”. Além disso, a organização se comprometeu com o plantio de um milhão de árvores.

A iniciativa tem o objetivo de criar um movimento global para chamar a atenção pessoas à importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta e convocá-las a serem agentes ativos no combate às alterações climáticas através da sua própria mudança de comportamento.

A região da Amazônia é estratégica, pois abriga a mais importante reserva de biodiversidade do mundo, com papel fundamental na redução do impacto do aquecimento global. Por isso, o plantio planejado na ação vai restaurar áreas desmatadas nas cabeceiras e nascentes do Rio Xingu.

“Pela primeira vez estamos adotando globalmente uma mesma causa que será promovida em todos os países onde o Rock in Rio está, e não só, e se estenderá por várias edições do evento. Estamos garantindo o plantio de um milhão de árvores e, com a ajuda de marcas parceiras e dos fãs do festival, queremos chegar a cerca de três  milhões de novas árvores na região. 

Com esta ação, vamos chamar a atenção do mundo inteiro para um problema urgente e mostrar que é possível plantar, sobretudo, esperança. Para se ter uma ideia da importância disso, segundo dados do ISA, uma floresta com três milhões de árvores transpira a cada dia cerca de 48 milhões de litros de água. Outro dado importante e que merece a nossa atenção é que a Amazônia tem 20% de toda a água doce do planeta e isso não pode se perder”, explica Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

O dia 27 de agosto marcará o ponto alto do projeto. O Rock in Rio apresentará um espetáculo sem precedentes que colocará a causa em grande evidência. Um palco flutuante será montado no Rio Negro, em Manaus (AM). O espetáculo poderá ser 
acompanhado pelo mundo inteiro, com live streaming pela internet.

Serão investidos mais de R$ 28 milhões nessa iniciativa, incluindo custos de plantio, assistência técnica, monitoramento e gestão, campanhas de mídia, produção do show e gastos logísticos.

Sobre o plantio
Para o plantio das árvores será utilizado um mix de sementes chamado de muvuca, técnica escolhida e aprimorada pelo Instituto Socioambiental (ISA) para reproduzir o processo natural da floresta. A técnica utiliza semeadura direta e a experiência de plantadores de árvores do Xingu-Araguaia prova que plantar as sementes diretamente no chão, no seu local definitivo, é o melhor método para a maioria dos tipos de árvores. Durante os três primeiros anos após o plantio serão publicadas notícias e relatórios técnicos sobre a situação das árvores e da floresta recuperada, garantindo transparência e monitoramento para quem acreditou nesta ideia.  A experiência de plantadores de árvores do Xingu-Araguaia prova que plantar as sementes diretamente no chão, no seu local definitivo, é o melhor método para a maioria dos tipos de árvores.
Clique aqui para saber mais detalhes do Amazônia Live.

Nenhum comentário:

Postar um comentário