terça-feira, 26 de abril de 2016

Rota dos Coqueiros na Reserva do Paiva realiza ação educacional e de apoio ao ciclista

A quinta edição do Ciclista na Rota será nesta quinta-feira (28/04) e oferecerá ponto de convivência e serviços gratuitos de manutenção de bikes







Pesquisa realizada por duas organizações não governamentais, a Observatório das Metrópoles e a Transporte Ativo, mostra quea maioria dos ciclistas de dez regiões metropolitanas do Brasil usa a bicicleta como transporte para ir ao trabalho (88,1%) e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Atenta a esse novo hábito do brasileiro, a Rota dos Coqueiros vai realizar nesta quinta-feira (28) mais uma edição do Ciclista na Rota, uma ação com objetivos educacionais e de apoio ao ciclista.
Atualmente, a frota brasileira já é de mais de 70 milhões de bicicletas.  São pessoas que se motivaram a usar o meio de transporte pela rapidez e praticidade que oferece, pelo menos é assim que enxergam 43% dos entrevistados na pesquisa. Para surpresa da concessionária, entre as capitais com o maior índice de utilização da bicicleta está Recife, com 89,6%, sendo seguida do Rio de Janeiro com 81,2%, e Manaus com 77,8%.  Porém, dois problemas ainda impedem o crescimento desse modal, a falta de educação no trânsito, apontada por 34,6% dos entrevistados, e de mais infraestrutura cicloviária.  50% responderam que com ciclovias adequadas pedalariam mais.

CICLISTA NA ROTA - O uso do modal no Recife tem seu efeito nas ruas, com ampliação de ciclofaixas e ciclovias, pontos do programa Bike PE e cada vez mais bicicletário em empresas, shoppings e edifícios comerciais de uma maneia geral.  Na Rota dos Coqueiros, rodovia que corta a Reserva do Paiva e dá acesso às praias do Litoral Sul, mais de 400 ciclistas passam por mês na sua ciclovia para passear, se deslocar para o trabalho, ou mesmo de um bairro a outro. Para homenagear o número expressivo de pedaleiros na ciclovia, a quinta edição do Ciclista na Rota será neste dia 28 de abril, última quinta-feira do mês, das 19h às 22h.
A ação conta com um ponto de apoio e convivência com o Grupo Verda para os ciclistas e seus grupos de pedal com água, alongamento, serviços gratuitos de manutenção fornecidos pela loja Bike 10 (calibragem, regulagem de freios, câmbio e lubrificação) e música para dar um clima de confraternização.
Ciclista há quase oito anos e presidente do grupo Pedalando com o Tatu, José Tatu Andrade, 54, frequenta a ciclovia da Rota dos Coqueiros pelo menos duas vezes ao mês. “Eu me reúno com meu grupo, duas vezes por semana, em Boa Viagem para pedalarmos pela cidade. Sempre estamos indo para a Rota, que é um lugar agradável, com asfalto bom e segurança para os ciclistas. Além disso, marcamos presença em todos os eventos da empresa voltado para nós, como o Ciclista na Rota. É um momento de descontração e os grupos acabam se confraternizando. Uma ação ótima”.
O Ciclista na Rota é uma ação que entrou no calendário dos amantes do ciclismo que usam a ciclovia da Rota dos Coqueiros desde 2014. O objetivo é dar comodidade aos ciclistas que trafegam no sistema viário com orientações e serviços de saúde, a fim de desenvolver hábitos que contribuam para o bem-estar e a segurança de todos.

SERVIÇO:
AÇÃO: CICLISTA NA ROTA
QUANDO: 28.04.16
ONDE: ROTA DOS COQUEIROS – PAIVA
HORÁRIO: 19H ÀS 22H

Nenhum comentário:

Postar um comentário