terça-feira, 5 de abril de 2016

‘Saúde Fonoaudiológica: Um Enfoque Preventivo’

A importância dos cuidados com a saúde vocal nas primeiras fases da Educação Infantil
A fonoaudióloga Simone Faeirstein ministra palestras na rede de Colégios Motivo - unidades de Boa Viagem e Casa Forte, em comemoração ao Dia Mundial da Voz - dia 16 de abril – que marcam a importância dos cuidados com a saúde vocal. O tema abordado será “Saúde Fonoaudiológica: Um Enfoque Preventivo”,  que fala das primeiras fases das crianças na Educação Infantil e alertam quanto a desenvolvimento normal da linguagem e fala, explicando as etapas do desenvolvimento auditivo-verbal no ambiente escolar. 
O trabalho da Fonoaudiologia Educacional na Educação Infantil faz-se necessário visto sua importância no que se refere aos aspectos preventivos e de encaminhamentos para atendimentos especializados das crianças pequenas. Tal intervenção é indispensável para um eficaz desenvolvimento, com resultados perceptíveis na escola infantil, na família e com reflexos futuros no Ensino Fundamental. Segundo a fonoaudióloga Simone Faeirstein, ‘ É na idade escolar que o profissional atua de maneira preventiva através de triagens, trabalhos em sala de aula junto aos professores e apoio na identificação de distúrbios de comunicação’, afirma. Esta atuação do profissional de Fono promove, ainda, o desenvolvimento de potencialidades dos alunos e contribui com o trabalho multidisciplinar e diferenciado unido a equipe escolar.
Cada vez  mais cedo as crianças iniciam sua vida escolar e o colégio deve estar preparado para esses pequenos alunos. A linguagem é uma qualidade própria do ser humano que está ligada ao desenvolvimento cognitivo (inteligência), físico e da interação com o ambiente. Por isso, segundo a profissional, “É fundamental o papel dos professores e pais, pois eles darão oportunidade das crianças se expressarem naturalmente, de formarem suas opiniões, o que contribui para a formação da personalidade”, diz. 
Pensando no processo de cognição da linguagem oral das crianças que iniciam na vida escolar, Faeirstein alerta para algumas atitudes que podem ajudar no desenvolvimento da fala da criança. “Não repita a palavra errada; Não torne a palavra errada uma diversão para a família; Sempre reforce a emissão correta das palavras, sem exagerar na articulação; Fale de frente para o seu filho e com os olhos na mesma altura dele e buscando sempre manter o contato visual; Evite chupetas e mamadeiras, essas e muitas outras atitudes podem ser exploradas”, afirma.
As palestras são gratuitas e dedicadas aos pais, comunidade escolar e convidados. O evento acontece no Colégio Motivo Boa Viagem no próximo dia 07, às 7h30 e 13h30 e na unidade Casa Forte no dia 15 às 7h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário