sábado, 9 de abril de 2016

Setor privado já investe em bicicletários no Recife

Atrair clientes a partir da mobilidade sustentável pode ser uma nova aposta. O Bar Central, em Santo Amaro, foi pioneiro na iniciativa

Por: Max Felipe - Especial para o Diario



O ciclista e produtor cultural Antônio Gutie, 55 anos, aprovou o bicicletário em frente ao bar Central. Foto: Max Felipe/Esp DP

A Rua Mamede Simões, em Santo Amaro, ganha seu primeiro bicicletário para estimular os frequentadores de bares e restaurantes da área a adotarem a mobilidade sustentável. Uma das iniciativas, que pode servir de exemplo, foi a do Bar Central, que após ter o projeto aprovado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, instalou um bicicletário em frente ao bar, em um espaço que antes servia de estacionamento para carros.

O ciclista e produtor cultural Antônio Gutie, 55 anos, que frequenta o espaço há vários anos e aprovou a novidade. “O novo espaço complementa a vocação da rua que é um ponto de encontro. Essa iniciativa poderia ser mote de uma campanha para que outras empresas sigam o exemplo e estimulem os clientes a usar a bicicleta”, reforçou.

Para a instalação de um bicicletário em espaço público é preciso enviar um ofício à gerência regional da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. No documento, deverá constar o local de instalação e o modelo do equipamento desejado. O requerimento será encaminhado à Secretaria-Executiva de Licenciamento e Urbanismo (Selurb) e à CTTU. Dependendo do caso, pode haver necessidade de análise por outros órgãos.

A prefeitura também instalou, em parceria com o Itaú, 65 paraciclos com cinco arcos presos ao chão em cada um deles. Além desses citados, a sede da prefeitura também conta com um grupo de paraciclos, totalizando 66 estacionamentos para bicicletas. 

Os equipamentos estão distribuídos da seguinte forma: dois Cais da Alfândega, dois no Parque Dona Lindu, dois no Parque 13 de Maio, dois no Parque da Jaqueira, um na Rua da Aurora, um na Praça das Cinco Ponta, um na Praça Sérgio Loreto, um na Lagoa do Araçá, um no Sítio Trindade e um na Pracinha de Boa Viagem.

Diario PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário