quarta-feira, 20 de abril de 2016

Simpósio lembra Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho no Recife

Como forma de marcar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, instituído em 28 de abril, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), do qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco é integrante, promove nesta data o simpósio “Sofrimento mental no trabalho: um inimigo silencioso”.

O evento tem início às 9h, no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE).

As inscrições podem ser feitas pelo email eventos.crpe@fundacentro.gov.br, sendo necessário informar os seguintes dados: nome completo, empresa ou entidade, função e telefone. A participação no evento é gratuita e garante certificado com carga de 6 horas-aula. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3427.4566 ou 3427.4775.

Programação*

8H30 – ABERTURA
9H – MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E ENFERMIDADES PROFISSIONAIS: os rituais do sofrimento e a morte lenta no contexto do trabalho livre/subordinado
PALESTRANTE – FERNANDA BARRETO LIRA (TRT, membro da APDT, doutora)
9H50 – INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS COMO PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
PALESTRANTE – LAURA PEDROSA CALDAS (psicóloga da CHESF)
10H40 – ADOECIMENTO MENTAL NOS SETORES BANCÁRIO E DE TRANSPORTES: reconhecimento e direitos sonegados
PAINELISTAS – MARCOS LISBOA MIRANDA (Médico do Trabalho e Auditor Fiscal do MTPS) e NAUDENIS MARTINS (Auditora Fiscal do MTPS)
12H ÀS 13H50 - ALMOÇO
14H – A SAÚDE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE
PALESTRANTE – OSCAR BANDEIRA COUTINHO NETO (coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas e professor do
Departamento de Medicina Social da UFPE)
14H50 – ESTRESSE E TRANSTORNO MENTAL: relação com o trabalho
PALESTRANTE – JOSÉ WALDO CÂMARA FILHO (médico psiquiatra, perito INSS)
15H40 – CONTEMPORANEIDADE: repercussões no psiquismo
PAINELISTAS – ANDREA GUIMARÃES NUNES DE OLIVEIRA (especialista em psicologia social e da personalidade e psicóloga clínica) e LURYAGA PORTO FARIAS (mestre em
psicologia clínica PUC-SP e psicóloga clínica)

Getrin6
Além do MPT, integram o Getrin6 a Advocacia-Geral da União (AGU), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Prefeitura Municipal de Olinda, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

* Programação sujeita à alteração pela organização do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário