sexta-feira, 8 de abril de 2016

Terminal Integrado de Prazeres entra em operação neste sábado

Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Agora vai. Depois de atrasos, promessas e adiamentos, o Terminal Integrado de Prazeres, conectado com o metrô do Recife, em Jaboatão dos Guararapes, vai começar a funcionar. A operação terá início na madrugada deste sábado (9/4). 

O Grande Recife Consórcio de Transporte está chamando de primeira etapa a operação com duas linhas de ônibus já existentes: 206 – Barro/Prazeres e 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Além da linha de metrô – o TI fica ao lado da Estação Prazeres da Linha Sul do sistema metroviário.

Com a inauguração, as linhas passam a fazer a ligação do TI Prazeres com os TIs Aeroporto e Barro. Por isso, serão chamadas de linhas interterminais e terão a nomenclatura alteradas para 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres. A previsão é de que, em breve, aumente o número de linhas – a promessa são seis linhas no total.

O TI Prazeres, que tem capacidade para atender a 25 mil passageiros por dia, realizará, inicialmente, 152 viagens com 16 ônibus. A tarifa cobrada continuará sendo de R$ 2,80 (Anel A). O intervalo prometido é de até 5 minutos nos horários de pico. O custo do terminal são R$ 4,4 milhões.

Depois de quatro anos de obras e de um ano de paralisação dos trabalhos, a unidade entraria em operação no dia  27/2, mas o governo do Estado desistiu da data por não conseguir finalizar totalmente a obra nem ter montado a estrutura necessária para o funcionamento.  Faltavam a sinalização horizontal e vertical para garantir a circulação segura dos passageiros e orçamento para contratar seguranças e auxiliares de serviços gerais.

O TI Prazeres está praticamente pronto há mais de um ano, sem que a população pudesse fazer uso. Outras duas unidades estão na mesma situação: TI de Abreu e Lima, que integra o corredor de BRT Norte-Sul, e o TI Joana Bezerra, integrado às Linhas Centro e Sul do metrô.

JC Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário