quarta-feira, 27 de abril de 2016

Uso de prontuário eletrônico se populariza entre médicos brasileiros

Otimização de tempo e foco no paciente são alguns dos benefícios de nova tecnologia




A tecnologia de armazenamento em nuvem vem crescendo cada vez mais no Brasil. Com muitos adeptos no mundo corporativo, essa inovação tecnológica tem facilitado bastante também a vida dos médicos, por meio dos prontuários online, que são forte tendência.
No mercado médico, já é possível encontrar até softwares de gestão médica como, que auxiliam o médico desde a marcação de consulta, passando pela atualização do prontuário, até a administração das finanças do consultório .

Vantagens de utilizar prontuário eletrônico

Inspirados pela era digital, muitos profissionais estão tornando consultórios mais modernos para otimizar tempo sem perder a qualidade.  o prontuário eletrônico permite que os médicos consigam atualizar informações mais rapidamente durante a consulta,  além de fornecer informações sobre a ficha do paciente com mais agilidade. Confira outros benefícios que essa novidade traz para os profissionais de saúde:

Praticidade

Escrever o prontuário a mão, além de ser cansativo também complica a rápida compreensão das informações durante a consulta. Com um layout eficiente, o prontuário eletrônico permite se inteirar em segundos da situação do paciente, além de possibilitar atualização em tempo real. Além disso, todos os dados ficam salvos na nuvem.

Acesso de onde estiver

Receber telefonemas de pacientes em casa ou em outros locais, fora do consultório, é algo comum na vida dos médicos. Quem faz uso do prontuário eletrônico consegue acessá-lo via internet. Dessa forma, esses profissionais que modernizaram seu atendimento podem analisar cada caso cuidadosamente, não importa onde esteja, por meio do celular, notebook e tablet.

 

Mais fácil de arquivar

Todos os médicos são obrigados por lei a manter os prontuários disponíveis caso o paciente precise judicialmente. O resultado, para quem ainda não usa a tecnologia ao seu favor, é que organizar tantos papéis requer excessiva organização. Dessa forma, espaço físico no consultório é indispensável. Quem usa prontuário eletrônico consegue fazer a gestão desses documentos virtualmente e pode imprimir sempre que achar necessário.

Segurança das informações

O prontuário de papel não é tão seguro quanto o digital. Afinal, se ele desaparecer, por qualquer infortúnio que seja, o médico pode ter sérios problemas com a lei. Com o prontuário eletrônico, os dados ficam seguros na nuvem. Dessa forma, não há chances de perdas e nem de acesso de terceiros, o que garante segurança da ética médica também.

Foco no paciente


A maior vantagem não só do prontuário eletrônico, mas de um completo sistema online de gestão médica, é que o profissional de saúde conta com uma valiosa ajuda no quesito administração e dessa forma consegue focar no que realmente importa: os pacientes que irá tratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário