quarta-feira, 18 de maio de 2016

A importância dos check-ups

O check-up médico básico pode ser feito uma vez ao ano e previne o aparecimento de doenças

Segundo os especialistas, é sempre importante procurar saber o que está acontecendo com o seu corpo e verificar seu estado de saúde. O check-up é uma ferramenta preventiva, que reúne dados do paciente, exames físicos e laboratoriais com o objetivo de promover a proteção da saúde. Ele é importante principalmente para aqueles pacientes que se enquadram dentro de fatores de risco, como sobrepeso, sedentarismo, uso de álcool e cigarro, colesterol elevado e pressão alta.
“Uma avaliação cuidadosa pode garantir que está tudo bem, como também diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não manifestou sintomas”, afirma o médicoTomás Mesquita, cardiologista do Hospital Jayme da Fonte. De acordo com o médico, é importante manter uma periodicidade anual, mas, em alguns casos, o tempo deve ser menor. “Como entre os portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes.Isso evita que algumas destas doenças se tornem mais graves”, explica.
check up cria um panorama geral do funcionamento das funções do corpo e é constituído por duas etapas. A primeira é uma conversa simples com o médico clínico, que precisa anotar algumas informações do paciente para criar seu histórico. A análise de história pessoal pode resultar na discussão de alternativas para uma vida mais saudável.
No consultório é verificada a pressão e temperatura e feita a auscultação de pulmões e coraçãoDepois da primeira avaliação, o profissional faz o requerimento dos exames básicos. “É importante para todos, mesmo que não tenha nenhuma queixa, levando em consideração a existência de doenças assintomáticas”, afirma o médico Tomás Mesquita. Nesses exames laboratoriais são verificadas as taxas pelo hemograma (colestrol, trigliceres, glicose, creatinina, ácido úrico e outros).
De posse dos resultados é imprescindível voltar ao médico, como aconselha Dr. Tomás: “Muitos pacientes fazem a primeira consulta e não voltam para mostrar. Isso é bastante comum e perigoso”, alerta o médico. Só com a análise desses exames o profissional tem condições de determinar qual o tipo de conduta para o paciente e assim encaminhá-lo para o profissional mais indicado para acompanhar o quadro clínico. Além disso, através do check-up podem ser detectadas doenças graves, como o câncer. E o rápido diagnóstico contribui para o tratamento mais eficaz dessas enfermidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário