quinta-feira, 26 de maio de 2016

Até o fim do ano, Recife voltará a ter voos diretos para Miami, nos EUA, pela Latam e American Airlines

TAM vai passar a oferecer nova conexão no segundo semestre, diz governo. Em dezembro, American Airlines retomará a operação nos Guararapes.

Aeroporto dos Guararapes, no Recife, volta a ter conexão direta com os EUA

Até o fim deste ano, o Recife voltará a ter voo direto para Miami, nos Estados Unidos. Além da American Airlines, que decidiu suspender a conexão até dezembro, quando volta a operá-la, a companhia chilena Latam também passará a oferecer um novo voo com destino à cidade localizada no estado da Flórida.

Desde o dia 5 deste mês, a capital pernambucana não tem nenhuma conexão direta com os EUA. Em março, a empresa norte-americana anunciou que,por causa da crise econômica, os voos seriam suspensos até o dia 15 de dezembro. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, o retorno das decolagens está garantido.

A TAM, companhia que pretende construir um hub internacional no Nordeste brasileiro, também passará a operar um voo com o mesmo destino no segundo semestre. A previsão é que a conexão entre em funcionamento em agosto ou setembro. Ainda não há informação sobre o preço das passagens.

“A presidente da TAM [Claudia Sender] deve vir ao Recifex nos próximos 20 dias para decidir quando a gente vai fazer o anúncio”, informou o secretário de Turismo, Felipe Carreras. Para ele, o que atraiu as companhias aéreas foi o incentivo concedido pelo poder público por meio de uma lei que reduz a alíquota sobre o valor do querosene dos combustíveis.

“O governador Paulo Câmara vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para ampliar essa concessão. Foi um pedido do governo. Escolhemos dois voos: um que já está operando, para Buenos Aires, pela Gol, e o outro é esse da Latam para Miami, diante desse incentivo para as empresas”, explica Carreras.

Por meio de nota, a Secretaria da Fazenda do Estado confirmou que o envio do projeto de lei que concede benefícios fiscais para o setor de aviação deve ser enviado à Alepe nos próximos dias. As condições, no entanto, ainda estão sendo definidas.

Hub
Além do novo voo, nos próximos dias pode ser anunciada outra novidade em relação à aviação comercial em Pernambuco. O secretário Felipe Carreras vai se reunir, na quarta-feira (25), com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para garantir a liberação do terreno por trás do Aeroporto dos Guararapes para a construção do hub da Latam.

O gestor já está em Brasília e se diz bastante esperançoso. “Estamos bem animados, pela relação que nós temos com a Latam, por ter todos os atrativos, pela experiência com o cliente. O Aeroporto dos Guararapes é o único que apresenta conectividade com todo o Nordeste”, afirmou.

Há aproximadamente um ano, a companhia Latam, formada pela fusão da brasileira TAM com a chilena LAN em 2012, anunciou que construiria um centro de conexões de voos internacionais no Nordeste. Além do Recife, os aeroportos de Fortaleza e Natal disputam para receber o investimento.

Desde então, as três capitais nordestinas realizaram campanhas e divulgaram ações para melhorar a infraestrutura aeroportuária de cada município. A decisão sobre a cidade que será beneficiada ia ser anunciada no fim de 2015, mas o anúncio foi adiado para junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário