quarta-feira, 11 de maio de 2016

BRASIL, MUDA DE COR, CONTINUA O MESMO - Por Augusto Saboia



Nas redes sociais, nas ruas a confusão é geral, a ridícula briga dos ditos Verde/Amarelos contra os Vermelhos, briga esta que separa amigos de longa data e até famílias  nessa discussão sem sentido e sem causa que mudará alguma coisa em nosso país a partir do afastamento do atual presidente.

Para mudar o Brasil de hoje é preciso uma ruptura com o Brasil de sempre, o que vivemos hoje nunca deixou de acontecer na república brasileira, nem nos tempos da ditadura, que tantos querem a volta, foi com certeza até pior, pois, não tínhamos a imprensa e instituições de controle livres e atuantes para mostrar as mazelas dos generais e seus apoiadores, diga-se de passagem, a maioria continua a mandar e desmandar no país, estando no poder ou oposição.

O Brasil de hoje é governado em todos os seus entes por famílias que se perpetuam no poder desde sempre.

Mais de 60% de qualquer casa parlamentar em municípios, estados e congresso nacional são compostas pelos mesmos de sempre, seus filhos, netos, bisnetos, primos, sobrinhos, a grande família, como as grandes famílias mafiosas que vemos nos filmes de Hollywood.

O clientelismo de hoje é igual ao de ontem e será o mesmo de amanhã.

Não tenho nenhuma esperança que seja feita a mais importante das reformas, a política, é dela que pode começar a ser resolvida as demais.

Nunca houve interesse dos que estiveram no poder ao longo dos anos, dos que estão no poder agora, os que vão entrar a partir de amanhã e os que estarão em 2018 para fazer a verdadeira reforma.

A história é implacável, o Brasil sempre foi e pelo que vejo, infelizmente, sempre será, o país do clientelismo, dos conchavos, da corrupção, a cleptocracia que sempre foi desde a invasão portuguesa.

É triste chegar a essa conclusão da situação vigente e futura.

Quem é privilegiado, para sair, vai dar muito trabalho e estes não são a maioria pobre da população brasileira, é a minoria rica, educada nas melhores escolas e universidade, que poderiam fazer algo de bom para o país, mas só pensam nos seus interesses e bolsos, das suas famílias e levarem vantagem em tudo.

Esse infelizmente é o Brasil de ontem, de hoje e tristemente do futuro.

Estamos sempre num circulo vicioso e para mudar para o circulo virtuoso só com uma ruptura violente do status quo atual e nem assim teremos a garantia de um futuro melhor. 

Que tiver uma solução que se habilite!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário