sexta-feira, 13 de maio de 2016

Condomínio aposta em cisternas e economiza mais de 28 mil litros de água/mês

Com o sistema, todo o descarte de água, que antes era simplesmente encaminhado à rede pluvial, é reaproveitado.

Condomínio aposta em cisternas e economiza mais de 28 mil litros de água/mês

As cisternas são excelentes alternativas para reduzir o desperdício de água potável e também minimizar os custos com recursos hídricos. De olho nisso, o Condomínio Caimbé, em Ribeirão Preto – SP, apostou em um sistema de cisternas modulares para conseguir reaproveitar a água da piscina e da chuva.

O sistema completo possui oito módulos, quatro deles conectados à piscina e o restante instalado na área externa do salão de festas do condomínio para captar a água da chuva. Com esse formato, o conjunto residencial consegue economizar, em média, seis mil litros de água por semana. Em um mês, a economia chega até a 28 mil litros.

Com as cisternas instaladas na piscina, todo o descarte de água, que antes era simplesmente encaminhado à rede pluvial, é reaproveitado. O recurso drenado pode ser usado para a limpeza de pisos e, após decantação feita dentro do próprio reservatório, a água pode retornar à piscina. Já os módulos usados para captar a água da chuva armazenam recursos para limpeza e para a rega de plantas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo o Engenheiro Fred Leite, da Tecnotri, empresa fabricante do sistema, o equipamento ainda tem outro diferencial. “O projeto foi elaborado de acordo com as características do terreno. Após algumas reuniões com o síndico, ficou acordado que iríamos fazer um projeto que interligasse as oito cisternas por gravidade, com uma linha de cisternas próximo às piscinas para bombeamento da água, interligando-as às cisternas do plano abaixo, que também capta a água da chuva. Assim, as cisternas sempre teriam água de reuso para ser aproveitadas nas áreas comuns”, explicou o especialista.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As vantagens
O fato de ocupar pouco espaço acaba sendo um ponto extra às cisternas verticais. Podendo ser instalada em corredores e até em uma varanda, cada módulo da cisterna tem capacidade para armazenar até mil litros de água, ocupando apenas 1,5 metros de altura e 64 centímetros de largura.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O sistema é totalmente fechado e seu filtro de cloração garante segurança, impedindo que insetos se reproduzam na água armazenada, evitando a proliferação de doenças.

O investimento
De acordo com a empresa fabricante, quando as cisternas verticais são instaladas em residências captando apenas a água da chuva, o payback, ou seja, o retorno do valor investido, se dá entre 36 e 48 meses.
Já para as instalações feitas em condomínios em que ocorre também a coleta da água das piscinas, este retorno acontece em, no máximo, 18 meses.

Onde encontrar?
Os kits de reúso de água podem ser encomendados direto no site da Tecnotri. Os valores variam de R$ 658 a R$ 2.858, dependendo do modelo, da capacidade do sistema e do local de entrega ao consumidor final. A empresa envia o produto para quase todo o país e faz projetos personalizados de acordo com as possibilidades e necessidades específicas de cada caso.

Clique aqui para mais informações.

Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário