quarta-feira, 4 de maio de 2016

Curso gratuito para lavanderias de 377 municípios paulistas

Em 12 de maio, lavanderias aprenderão sobre prevenção de acidentes em curso gratuito do Sindilav
 
Com o tema “Saúde e Segurança no Trabalho para Lavanderias”, o curso do Sindilav reunirá profissionais dos ramos hospitalar, doméstico, EPI´s, Jeans, Decoração, Hotéis e Restaurantes

 
O presidente do Sindilav, José Carlos Larocca, alerta o setor: a prevenção de acidentes é um dever de todos os trabalhadores de lavanderia

No dia 12 de maio, os trabalhadores e diretores de lavanderias de todo o estado de São Paulo têm um compromisso: o de participar do curso “Saúde e Segurança no Trabalho para Lavanderias”, que será realizado pelo Sindilav – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo.

“Sabemos que a capacitação é a única forma de nos prevenirmos de acidentes, então, é imprescindível que as lavanderias participem do evento, que é gratuito e totalmente apostilado”, diz José Carlos Larocca, presidente do Sindilav. Problemas ligados à operação de máquinas, queimaduras de pele com óleo e água quente, contato de produtos químicos com os olhos e comprometimento das articulações por movimentos repetitivos estão entre os principais problemas de saúde do trabalhador de lavanderia.

Para Larocca, as questões abordadas no curso – que vão do uso Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), insalubridade e periculosidade, até os programas de saúde e segurança – são fundamentais para todos os ramos de lavanderia. “A própria legislação trabalhista exige que as empresas estejam preparadas para lidar com acidentes em seus ambientes e, mais do que isso, aprendam a preveni-los. Além disso, existem normas técnicas oficiais e legislação que precisam ser observadas e seguidas para que as empresas evitem multas, no caso de fiscalização”.

Serviço:

Data: 12 de maio de 2014 – 5ª feira
Horário: das 14h às 17h

O curso será ministrado na sede do Sindilav: Rua Paes de Araújo, 29, 11º andar, conjunto 111, Itaim Bibi, São Paulo, SP. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3078-8466 e as vagas são limitadas.

Conheça o Sindilav

O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 3.600 lavanderias em 377 municípios do Estado de São Paulo. Nas últimas gestões, o Sindilav assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua para contribuir para a redução de custos administrativos desses estabelecimentos, além do aperfeiçoamento profissional dos funcionários e atualização tecnológica da operação. É filiado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomercio/SP.

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macrorrelacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na área do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM (por meio de seu órgão regional, a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo - SRT/SP, objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista, cível e ambiental, convênio com o Sesc do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes - e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.

Diretoria Executiva do Sindilav:

José Carlos Larocca (Presidente)
Edson Di Nardi (Vice-presidente)
Rui Torres (Diretor Administrativo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário