sexta-feira, 27 de maio de 2016

Empresa disponibiliza banco de dados sobre PPPs para gestores públicos federais


A empresa Radar PPP, consultoria especializada em projetos de concessão e parceria público-privada (PPP), tomou a decisão de abrir temporariamente sua base de dados para que gestores públicos federais possam conhecer em profundidade as informações técnicas sobre a experiência brasileira com as referidas modalidades de contratos público-privados de longo prazo.

A decisão da empresa ocorreu em função da publicação da Medida Provisória nº 727 pelo Presidente Interino Michel Temer, que lança as bases do chamado “Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)”, cuja função é intensificar e melhorar o uso das concessões e PPPs em âmbito federal, assim como contribuir com a experiência subnacional sobre o assunto.

De acordo com informações da Radar PPP, a empresa acredita que é um dever de todos os profissionais que se dedicam ao tema contribuir para que exista um mercado mais organizado. A empresa concebeu e mantém atualizado um banco de dados único sobre a experiência brasileira com concessões e PPPs. Hoje há mais de 720 projetos mapeados e, de acordo com a Radar PPP, a tomada de decisão eficiente sobre o assunto pressupõe o acesso aos dados e análises sobre os projetos existentes.

O banco de dados da Radar PPP existe há mais de 2 anos e já teve quase 1.000 usuários.
A primeira medida governamental do Presidente Interino abordou o tema das PPPs e dos projetos de infraestrutura. Esse fato por si só é muito relevante e sem dúvida coloca tais temas no topo das prioridades do país, não só para os próximos meses, mas também para os próximos anos.

Do ponto de vista da Radar PPP, permitir que gestores públicos federais possam acessar os dados é uma contribuição da empresa para que as políticas que estão sendo concebidas possam capturar lições aprendidas no passado, assim como mitigar desafios futuros, pois, sem que os gestores envolvidos com o tema possam conhecer a experiência brasileira, dificilmente o PPI poderá avançar com a qualidade e rapidez desejada.

Os gestores públicos interessados em acessar a base de dados poderão fazê-lo mediante cadastramento no seguinte endereço: https://www.radarppp.com/promo/.

A base de dados permanecerá aberta aos gestores públicos federais da administração direta até o dia 10 de julho, com limite de acesso para até 2 servidores por órgão (Departamento) da administração direta da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário