quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estudantes de Noronha recebem 80 bicicletas gratuitas neste fim de semana



Cerca de 80 alunos da Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha recebem, neste sábado (7) e domingo (8), o último lote de bicicletas do Bike na Escola, um dos projetos do Bike Noronha implantado na ilha. Com a entrega, os estudantes se juntam ao grupo de 220 alunos que já contam com os equipamentos distribuídos, desde 2015, pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), com apoio do Banco Itaú. A proposta de oferecer o transporte sustentável como principal ferramenta de locomoção na ilha se estende também aos turistas.

No fim de abril, mais de 30 pousadas de Noronha receberam cerca de 80 bicicletas da marca Trek, uma das mais modernas do mundo no estilo mountain bike, para uso gratuito dos visitantes. O Bike Pousada é mais uma ramificação do Bike Noronha, inciativa pioneira que pretende tornar a ilha modelo de sustentabilidade no mundo em termos de mobilidade.

Nos próximos meses, todos os moradores de Fernando de Noronha serão contemplados com bicicletas híbridas, um modelo exclusivo e ideal para utilização em vias urbanas e em trilhas. Os primeiros 800 inscritos no projeto Bike Noronha já receberão os equipamentos entre os meses de junho e julho. “A proposta do Bike Noronha é alcançar toda a ilha. Até o primeiro semestre deste ano, faremos a entrega do primeiro lote de bikes para os ilhéus, junto com as capacitações sobre manutenção dos equipamentos e educação no trânsito”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Os usuários das bikes terão à disposição 20 bicicletários instalados em pontos estratégicos do arquipélago. Dos 20 equipamentos, sete já formam instalados (Projeto Tamar / Escola Estadual Arquipélago de Fernando de Noronha / Vila do Trinta / Praça Flamboyant / Vila da Basinha / Aeroporto). Também serão implantadas placas de sinalização e indicativas na BR e nas vicinais da ilha. As 30 placas de sinalização informarão aos motoristas a presença de ciclistas na BR. Já as 28 indicativas, trarão informações úteis, como localização e nível de dificuldade da estrada para orientação do ciclista.

Para conscientização da população, a Secretaria de Turismo, por meio do Pedala PE, promoveu sensibilizações de trânsito com os pousadeiros da ilha. Os proprietários também receberam capacitação sobre manutenção dos equipamentos com profissionais da empresa Shimano, companhia japonesa referência mundial na produção de peças para o ciclismo. Os pousadeiros ficarão responsáveis pela conservação de cada equipamento ofertado em seu estabelecimento. As sensibilizações de trânsito serão levadas também para o grupo de crianças que receberá os equipamentos neste fim de semana.

Ascom Setur-Empetur-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário