sexta-feira, 27 de maio de 2016

Fiat Chrysler Automobiles e a UFRPE debatem futuro da eletrificação na indústria automotiva

Fiat Uno 2015 start&stop01

Nesta segunda e terça-feiras, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promovem, o Iº Congresso Internacional de Veículos Elétricos e Híbridos do Estado.

O encontro gratuito, que reúne especialistas mundiais, nacionais e estaduais no tema, faz parte do plano de consolidação de Pernambuco como novo Polo de Educação Automotivo de excelência internacional.

O Congresso conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), financiadora via edital de incentivo. E integra a I Semana de Energia, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em razão do Dia Mundial da Energia celebrado neste domingo.

O objetivo do Congresso é capacitar pesquisadores, professores e estudantes universitários em eletrificação. Ao ampliar os conhecimentos dessa área na região, o evento contribui para inserir o Nordeste em um debate que tem movimentado tanto os departamentos de inovação e engenharia avançada na indústria automotiva mundial, quanto o poder público e a sociedade civil.

A programação de dois dias inclui oito palestras e mesa redonda de encerramento. A FCA contribuirá com o debate apresentando resultados e inovações na área de eletrificação a partir de suas pesquisas.  O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva em Pernambuco, já em operação parcial e em fase de conclusão, ganha destaque com uma palestra do gerente de implantação do projeto, Egon Daxbacher.

O I Congresso Internacional de Veículos Elétricos e Híbridos contará ainda com a participação do Professor Ali Emadi, da McMaster University, do Canadá, uma das maiores autoridades mundiais no tema. Representantes do Grupo Moura, SAE Brasil, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) completam o rol de palestrantes do evento.

Hoje, a eletrificação é superficialmente entendida como o desenvolvimento de veículos elétricos ou híbridos. Na verdade, sua aplicação pode ocorrer em diversos níveis e já é uma realidade na indústria automotiva nacional. A tecnologia Start/Stop que equipa modelos fabricados no Brasil, como o Novo Uno, da Fiat, por exemplo, é um exemplo de uso da eletrificação.

Além do Congresso, a Semana de Energia promovida pela SDEC apoiará uma série de atividades entre os dias 30 de maio e 03 de junho, como concurso de redação e projetos com alunos da rede pública, seminário e oficina temática no Espaço Ciência e visita à Usina Solar da Arena Pernambuco, entre outros. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre o uso consciente da energia, apresentar alternativas para a geração de energia de forma sustentável e eficiente, minimizando os impactos para o meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 30
14h – 14h15: Painel de Abertura
14h15 – 15h: Eletrificação na América Latina | Daniel Goretti, FCA Latam
15h – 15h45: Baterias | Carlos Vidal, Grupo Moura
15h45 – 16h: Intervalo
16h – 16h45: Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva em Pernambuco | Egon Daxbacher, FCA América Latina

Dia 31
09h – 09h45: Motores Elétricos / Eletrônica de Potência / Bateria | Prof. Ali Emadi, McMaster University
09h45 – 10h30: Fórmula Elétrico | Ronaldo Bianchini, SAE Brasil
10h30 – 11h15: Célula de Combustível | Prof. Ennio Peres da Silva, UNICAMP/USP
11h15 – 11h45: Perguntas e Respostas
12h – 14h: Intervalo para Almoço
14h – 14h45: O cenário de transmissões para veículos elétricos e híbridos| Guilherme Machado, FCA Latam
14h45 – 15h30: Impasses da Indústria Automobilística | Luiz Imparato
15h30 – 16h: Perguntas e Respostas
16h – 16h15: Intervalo
16h15 – 16h: Mesa Redonda

Serviço:
I Congresso de Veículos Elétricos e Híbridos FCA-UFRPE
Dias 30 e 31 de maio
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Salão Nobre da UFRPE – Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 – Recife-PE Para maiores informações:   www.uacsa.ufrpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário