sábado, 21 de maio de 2016

Hospital da Aeronáutica de Pernambuco pode dar lugar a condomínios de luxo


Hospital da Aeronáutica: em seu lugar poderão ser construídos condomínios de luxo

O Hospital da Aeronáutica de Recife, que fica no número 606 da Avenida Beia Mar, em Jaboatão dos Guararapes, poderá dar lugar a condomínios de luxo caso se confirme a informação dada nesta quarta-feira pelo ministro da Defesa, deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), a Fernando Castilho, do blog JC Negócios. Segundo o ministro, está em estudo a permuta da área ocupada pelo hospital para viabilizar a construção de um outro e mais uma clínica odontológica dentro da área patrimonial do Segundo Comando Aéreo (Comar).


À pergunta de Castilho se a Aeronáutica estaria oferendo ao mercado o terreno do Hospital de Aeronáutica do Recife, à beira-mar, para uma permuta imobiliária com troca de área construída, o ministro respondeu positivamente.

“Sim, o Hospital de Aeronáutica do Recife foi construído pelos americanos há 70 anos e precisa de uma reforma, da ordem de R$ 20 milhões. Existem estudos de concretizar uma permuta da área ocupada pelo hospital que viabilize a construção de um outro e de uma clínica odontológica dentro da área patrimonial do II Comar no Recife. Posso afirmar que caso a permuta seja concretizada, a mudança do hospital será realizada após a conclusão completa da obra e das novas instalações”, afirmou Jungmann.

Não muito longe dalí, anos atrás, onde hoje se situa o Parque Dona Lindú, a Aeronáutica também pretendeu fazer uma permuta imobiliária com a antiga Varig, tradicional empresa de aviação brasileira que desapareceu no início dos anos 2000, para a construção de um complexo turístico. Como a permuta acabou não ocorrendo, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o terreno foi doado pela União à Prefeitura do Recife, que construiu no local o Parque que leva o nome da mãe do ex-presidente.

Com localização privilegiada, dada a distância entre um e outro, e tamanho semelhantes ao do terreno onde foi erguido o Parque dona Lindú, a área do Hospital da Aeronáutica, altamente valorizada, só pode dar lugar a condomínios de luxo. A alternativa para continuar como patrimônio público seria a sua transformação em outra praça pública, muito carente na região. Mas para que isso ocorra, será necessário muito empenho da Prefeitura de Jaboatão ou do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário