quarta-feira, 18 de maio de 2016

Hub da Latam volta à pauta

Arthur mota/arquivo folha
Escolha do aeroporto deve sair ainda neste semestre

Apesar de ver com bons olhos a atitude do deputado federal Betinho Gomes em retomar o assunto Hub, o secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, disse que o governador Paulo Câmara já começou as tratativas no último sábado com o recém-empossado ministro da Defesa, Raul Jungmann. “Deverá acontecer uma reunião nos próximos dias entre eles. Inclusive, foi solicitado a mim e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, informações so­bre tudo que foi feito até agora”, adiantou. A previsão da LATAM é anunciar a cidade que receberá o projeto de um aeroporto de conexões para o Nordeste ainda no primeiro semestre deste ano.

Em entrevista à Folha de Pernambuco, Betinho Gomes disse acreditar “que, pelo fato de Raul estar à frente do Ministério, terá mais sensibilidade com o tema”. Gomes pede, nesse sentido, apoio para cessão da base aérea, assunto que já havia sido tratado entre Paulo e o agora ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo. 

Em passagem pelo Estado no fim do ano passado, o então representante da pasta havia garantido a formalização para cessão de área por parte da Força Aérea Brasileira para a Infraero, que administra o aeroporto do Recife. A decisão depende, nesse momento, apenas da LATAM, que informou recentemente estar avaliando todas as condições para a definição da capital que abrigará o Hub.

Apesar de o assunto ter saído da pauta temporariamente, o Governo do Estado se movimenta para atrair o centro de conexões. Reduziu a base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações internas com querosene de aviação (QAV) para 48%, o equivalente a uma alíquota de 12%, e concedeu nova desoneração para operações com o combustível, reduzindo a base de cálculo para 28%, que equivaleria a uma alíquota de 7% para as empresas de transporte aéreo de cargas e passageiros. No entanto, todo esforço pode não surtir efeito no curto prazo. Fontes do setor disseram, em reserva, que a capital que arrematará o empreendimento será anunciada somente ano que vem.

Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário