sexta-feira, 13 de maio de 2016

Museus do Recife integram programação da 14ª edição da Semana Nacional dos Museus

img_alt

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. (Foto: divulgação)

Atividades diversas serão realizadas com entrada franca ao público

De 16 a 22 de maio, os museus do Recife estarão de portas abertas e com uma programação especial para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). A Semana Nacional dos Museus, como é chamada, chega à sua 14ª edição e acontece em todo o Brasil. Na programação da capital pernambucana, exposições, oficinas e contação de histórias integram as atividades nos museus da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, no Memorial Luiz Gonzaga e no Paço do Frevo, todos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife.

MUSEU DA CIDADE DO RECIFE - Aqui o público poderá visitar a partir do dia 17, a Exposição Doc(e) Recife, que retrata o desenvolvimento da cidade a partir da cultura e produção do açúcar com visita guiada. Dentro da programação da mostra, há a contação de histórias, intitulada Doce Baú, teatralizada, que é desenvolvida a partir de elementos da cultura do açúcar. Essa atividade será realizada nos dias 18 e 19 de maio, nos horários das 10h e 15h. No dia 20, a oficina Doce que Te Quero Doce pretende contar a trajetória do açúcar nos alimentos. Ela acontece das 14h às 17h. O Museu da Cidade do Recife funciona no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no horário das 9h às 17h.

MEMORIAL LUIZ GONZAGA - No memorial o visitante pode conferir um interessante acervo sobre o Rei do Baião com fotos, discos, músicas, vídeos, cronologia, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. Para quem deseja se aprofundar na obra de Luiz Gonzaga, a dica é participar da oficina Paisagens Sertanejas no Cancioneiro do Rei do Baião que aborda a cronologia do Véi Lua, focando ritmos e matrizes culturais do Sertão que influenciaram sua obra, com didática informativa e musical. Ela acontece de 16 a 20 de maio, no horário das 14h às 17h. Estão sendo oferecidas 45 vagas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelos telefones: 3355.3154 / 3155. O Memorial oferece ainda exibição de filmes e documentários sobre o artista, com sessões das 10h30 às 12h. O Memorial Luiz Gonzaga fica no Pátio de São Pedro, casa 35, bairro de São José, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

MAMAM - Quem for ao Mamam vai poder conferir uma exposição que homenageia os cinquenta anos de nascimento de Chico Science. A 5ª edição da Mostra Pôster Arte Design integra a programação do Abril Pro Rock e está em cartaz no museu até o dia 22 de maio, no horário das 12h às 18h. No dia 18, Dia Internacional do Museu, o Mamam oferece a Oficina Texturas e Paisagens Culturais que vai trabalhar várias técnicas com crianças e jovens até 15 anos de idade, no horário das 14h às 17h. Dia 19, será realizada uma Intervenção Urbana no entorno do museu, visando dialogar com diversos coletivos de arte. Ela tem como público alvo, jovens e adultos que podem se inscrever diretamente no Mamam. 

Na sexta 20, o projeto Sexta da Pesada traz o tema da Semana de Museus, “Paisagens Culturais”, numa atividade que reúne música e gastronomia num mesmo lugar, das 16h às 22h. No dia 21 (sábado), o espaço é da Antena Paraurora: edição Paisagens Culturais. Projeto realizado pelo setor do Educativo Mamam e que une lazer, ações artísticas, performances, gastronomia, bazar, música e etc., no horário das 14h às 20h. E no domingo (22), uma outra oficina, Rolêzinho Fotográfico vai levar os participantes para a captação de imagens pelas ruas do Recife, finalizando com um lambe-lambe. Podem participar pessoas de todas as idades. As atividades do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM são gratuitas. O museu fica na Rua da Aurora, 265, na Boa Vista, e funciona das 12h às 18h. Informações: 3355.6870.

PAÇO DO FREVO – Aqui o público tem a partir da terça-feira (17), a oportunidade de aprender dez passos básicos da dança do frevo, o Passo, dentro do projeto Vamos Cair no Passo. A ação educativa acontece ao final da visita ao acervo que traz a história da manifestação cultural mais tradicional de Pernambuco. Durante toda semana os interessados podem fazer o agendamento de visitas guiadas, no horário das 9h às 16h, através do telefone: 3355.9527. Na quarta (18), a partir das 15h, será realizada a palestra Observatório do Frevo - Patrimônio Imaterial e Museus, que faz parte do programa de interlocução, estudos e pesquisas, realizado no Centro de Documentação e Pesquisa Guerra Peixe. 
Na sexta, dia 20 de maio, tem apresentação musical no espaço do Evoé Frevo Café, no térreo do Paço, dentro do projeto Hora do Frevo, das 12h às 13h. No sábado (21), a partir das 16h, tem mais atrações no projeto Sábado no Paço, com apresentação cultural de artistas e agremiações na Praça do Frevo (3º andar). Quem não é tímido e gosta de arriscar uma cantoria ou a declamação de uma poesia, ou ainda trazer alguma história interessante sobre o frevo, a dica é chegar mais cedo no sábado (21), a partir das 14h, para curtir o Sarau – Falando para o Mundo, também no 3º piso do espaço. Ainda nesse dia está disponível para o recifense e turistas o Roteiro Olha! Recife, programa de sensibilização turística e cultural da Secretaria de Turismo do Recife, em parceria com o Paço do Frevo. As inscrições para os roteiros são feitas pelo site. Clique aqui. O Paço do Frevo está localizado na Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife, e funciona das 9h às 17h. Informações: 3355.9500/9527

Semana Nacional dos Museus - Atividade promovia pelo Instituto Brasileiro dos Museus - IBRAM, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Este ano, está na 14ª Edição e acontece de 16 a 22 de maio, com a participação de 1.236 museus de todo o país, oferecendo ao público 3.700 atividades especiais, dentre visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário