terça-feira, 17 de maio de 2016

No Sertão do Moxotó, governador de Pernambuco inaugura 35ª ETE de Pernambuco

IMGS0951

Com investimento de R$ 10 milhões, o equipamento vai atender 1,3 mil estudantes dos municípios de Arcoverde, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Sanharó, Poção, Custódia e Tupanatinga

ARCOVERDE – Mais uma Escola Técnica Estadual (ETE) foi entregue pelo governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (16.05). Após inaugurar o Pátio Lídio Cordeiro Maciel, em Arcoverde (Sertão do Moxotó), o gestor pernambucano seguiu para o Loteamento Distrito Industrial, no mesmo município, onde participou da cerimônia de entrega da ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa. Além de beneficiar o município mais populoso da região, o equipamento vai receber estudantes das cidades de Pedra, Venturosa, Pesqueira, Sanharó, Poção, Custódia e Tupanatinga, totalizando 1,3 mil alunos. A nova unidade, que recebeu um aporte de R$ 10 milhões (recursos estaduais e federais), funciona em um espaço de 12 mil mª e é a quarta inaugurada neste ano, somando um total de 35 já em funcionamento no Estado.

No ato, Paulo defendeu que a educação é o melhor caminho para a construção de um País mais justo e igual para todos. “Investir em educação é uma das prioridades do nosso governo. Construções como esta entregue hoje fazem a diferença na vida desses jovens que sonham em chegar à universidade e conseguir um bom emprego. E o nosso governo entende que, com educação, a gente vai poder transformar esses sonhos em realidade.


O empreendimento, que segue o padrão das unidades já existentes no Estado, é composto por seis blocos interligados, auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta e um bloco pedagógico e administrativo composto por 12 salas de aula. O espaço conta, ainda, com laboratórios de biologia, química, física, matemática, línguas e informática, além de laboratórios especiais voltados para estudantes do ensino profissionalizante.

Mirielly Letícia, de 15 anos, inscrita no curso de Rede de Computadores, enxerga no novo espaço a oportunidade de construir um futuro profissional de qualidade. “Aqui nós recebemos toda a assistência necessária. Contamos com uma estrutura excelente e professores capacitados. Estou confiante que esse conjunto de benefícios irá abrir portas de emprego, para mim e meus colegas”, disse.


Ao todo, 1,3 mil estudantes serão atendidos nas modalidades integrado (Ensino Médio junto com o Ensino Técnico) e subsequente (para os estudantes já concluintes do Ensino Médio). Neste primeiro momento, serão oferecidos cursos nas áreas de Rede de Computadores e Logística, para as turmas do integrado. A partir do segundo semestre, estão previstos os cursos em Edificações e Segurança do Trabalho, voltados para alunos da modalidade subsequente.


Para o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, Pernambuco tem se destacado cada vez mais por seus projetos e investimentos na área de educação. “É um orgulho para o nosso Estado ser reconhecido dentro e fora do Brasil por ter uma educação pública de qualidade e que se aprimora a cada ano. O objetivo é proporcionar aos nossos estudantes condições cada vez melhores de aprendizado”.


A prefeita Maria Madalena Santos de Brito comemorou a conquista salientando que a escola trará novas perspectivas para a juventude de toda a localidade. “Nós sabemos que uma cidade que não investe em educação é uma cidade sem desenvolvimento. E é por isso que festejamos o dia de hoje como mais um passo importante no crescimento gradual de Arcoverde”, sublinhou.


HOMENAGEM – Personagem querido e respeitado do município de Arcoverde, Francisco Jonas Feitosa Costa foi professor de matemática e diretor-presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Apaixonado por música, Costa foi também um dos primeiros músicos a formar a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, a Super Oara. Faleceu aos 67 anos, em fevereiro de 2012.


Acompanharam Câmara durante agenda no Sertão do Moxotó, os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e Antônio Carlos Figueira (Casa Civil); o senador Fernando Bezerra Coelho; os deputados  Gonzaga Patriota (federal) e Angelo Ferreira (estadual); além do presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Eugênio Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário