sexta-feira, 27 de maio de 2016

Pernambuco investe em mais transparência

  • Portal da Transparência

    Nova aplicação no Portal da Transparência (www.transparencia.pe.gov.br) permite que o cidadão acesse, na integra, todos os contratos firmados com a administração pública
    Além das tradicionais consultas de receitas, despesas, o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco (www.transparencia.pe.gov.br) apresenta nova funcionalidade aos internautas. Visitando a seção "Licitações e Contratos", além de conhecer as ferramentas de acompanhamento dos procedimentos licitatórios do Estado, o Portal disponibiliza nova aplicação de consulta dos contratos firmados pelos órgãos e entidades do Executivo Estadual.
    A aplicação permite que o cidadão possa consultar os contratos na íntegra podendo fazer a pesquisa pelo ano e pelo órgão ou entidade. Estão disponibilizados mais de 21 mil contratos e os usuários podem fazer pesquisas dos contratos firmado de 2008 até o ano corrente. É possível acessar documentos contratuais dos órgãos vigentes e dos que já foram extintos. "Antes o cidadão precisava visitar várias páginas, fazer vários cliques, sendo direcionado para diversos sites diferentes", relata o diretor de Estudos Especiais e Projetos Estratégicos, João Amaral
    "Agora o cidadão pode acessar em formato aberto e na íntegra os contratos firmados, fazendo a consulta em um único local, compreendendo os valores que são firmados entre as empresas e a administração pública de Pernambuco", disse Amaral.  Ainda segundo ele a solução foi criada a partir da utilização de software livre, não gerando custos adicionais.
    “Essa nova ferramenta aperfeiçoa e reforça o diálogo permanente que o Governo procura tratar em seu dia a dia, com foco na gestão participativa e transformadora”, disse o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra, que planeja uma série de aprimoramentos para o Portal da Transparência de Pernambuco. No curto prazo, a SCGE planeja ainda a customização da ferramenta permitindo pesquisas por palavras-chave, tipo de serviço, valores contratados, período de vigência, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário