segunda-feira, 30 de maio de 2016

Prefeitura do Recife lança 4ª edição do Eu Amo Minha Rua

img_alt

Concurso de decoração junina, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, incentiva a interação social e resgata tradição (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Balões e bandeirinhas a postos, prontos para enfeitar casas e ruas. É arrasta-pé para todo lado e quanto mais milho nas receitas, melhor. Isso tudo porque o mês de junho está chegando e com ele um dos períodos mais esperados na nossa região Nordeste: o São João. E, para incentivar esta celebração tão tradicional da cultura pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, inicia a 4ª edição do Eu Amo Minha Rua. A competição que promete transformar a cidade num grande arraial tem inscrições abertas a partir de hoje, seguindo até o dia 20 de junho.

"Esse concurso incentiva a vivência da própria comunidade, fazendo com que os vizinhos se unam. Faz com que as pessoas trabalhem juntas, cooperando umas com as outras, com um mesmo objetivo. 

Sempre recebemos depoimentos interessantes de pessoas que passaram a conhecer melhor seus vizinhos por causa da mobilização das pessoas para decorarem juntas suas ruas", afirmou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.

Para participar, é necessário acessar o site www.euamominharua.com.br e ler atentamente o regulamento. No ato de inscrição será necessário fazer o upload de cinco a dez fotos da rua devidamente decorada. O concurso cultural tem como principal objetivo selecionar as ruas mais bem decoradas para o São João, promovendo a participação social e resgatando esse costume antigo de decorar as ruas e casas no mês junino.

De todas as ruas participantes, dez serão vencedoras e premiadas. Para a primeira colocação, a gestão municipal vai oferecer um show completo com duas atrações musicais. Para a segunda até a quinta colocação, o prêmio será um show de uma banda e mais a apresentação de um trio de forró pé de serra. As finalistas que ficarem da sexta a décima posição serão contempladas com um trio de forró pé de serra para celebrar a festa junina.

O resultado final do concurso está previsto para ser anunciado no dia 29 de junho, tanto no website do concurso quanto nos meios de comunicação da Prefeitura do Recife. As festas estão programadas para o dia 2 de julho em todos os endereços vencedores.

Os critérios de avaliação serão criatividade, beleza, harmonia e a mensagem com valor social passada. A comissão julgadora será formada por oito membros, sendo eles: um representante da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife; um representante da Fundação de Cultura da Cidade do Recife; um representante da Secretaria de Cultura do Recife; um representante do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo; um representante do sindicato de jornalistas de Pernambuco; um representante do Instituto de Arquitetos do Brasil; e dois representantes do meio artístico.

Este é o quarto ano consecutivo que a gestão municipal promove o concurso. No primeiro ano, em 2013, foram 88 ruas inscritas. Em 2014, ano em que o país recebeu a Copa do Mundo, foram 380 endereços cadastrados, a maioria com decoração nas cores verde e amarela, celebrando o evento esportivo. Ano passado, foram 110 ruas inscritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário