sexta-feira, 27 de maio de 2016

Quatorze câmeras são instaladas no entorno do Viaduto Capitão Temudo no Recife

Equipamentos irão monitorar área, que possui estatísticas de assaltos




Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Plataforma foi usada durante a Copa do Mundo de 2014

O entorno do Viaduto Capitão Temudo ganhou um reforço a mais no combate à insegurança. Está em operação a Plataforma de Observação Elevada (POE), da Secretaria de Defesa Social (SDS). O equipamento conta com 14 câmeras 24 horas, de abrangência de 360º. 

A tecnologia agora passa a monitorar a avenida Agamenon Magalhães, o Fórum Joana Bezerra, a Ponte do Pina, além da comunidade do Coque e de trechos da rua Imperial. A plataforma conta também com câmeras térmicas, que permitem captar o calor em ambientes escuros. O monitoramento nessa área era um pedido antigo da população local, já que a área possui estatísticas de assaltos.

A plataforma foi adquirida para ajudar na fiscalização da Copa do Mundo em 2014 e, devido à eficiência dos seus serviços, foi integrada às ações da Polícia Militar. Segundo o secretário executivo da SDS, Alexandre Lucena, o novo serviço vai reforçar a fiscalização ostensiva na área, por onde passa todos os dias boa parte da população do Recife e Região Metropolitana, e ampliar a sensação de segurança dessas pessoas.

Para quem não sabe, a POE é um caminhão que está estacionado, desde o início da semana, no viaduto. Na sala montada dentro do caminhão, dois profissionais treinados para operar o equipamento comandam para onde as lentes vão apontar. A maioria das câmeras é fixa, mas existem três capazes de se mover em 360º. Uma delas, inclusive, é térmica, que permite captar o calor em ambientes escuros. São 14 câmeras instaladas em um mastro a 15 metros do solo, que permite uma visão privilegiada do que acontece no entorno do viaduto.


O serviço está ligado ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e conta com o apoio do 16º Batalhão de Policia Militar, que administra o uso das câmeras, e com a Companhia In­­­dependente de Policiamento com Motocicleta - CIPMoto, responsável por realizar rondas nas ruas próximas à plataforma durante o dia.

da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário