terça-feira, 31 de maio de 2016

São Bento do Una recebe novo sistema de dessalinização

O equipamento irá beneficiar 6.000 pessoas residentes na Vila Espírito Santo, garantindo o abastecimento de água potável para a população local.

“A população da Vila Espírito Santo comemora a instalação do dessalinizador que será de fundamental importância para acabar com a dificuldade da comunidade que desde 2012 vinha sendo abastecida por caminhão pipa e agora terá acesso à água de qualidade”, ressalta a prefeita de São Bento do Uma, Débora Almeida. 

O município conta agora com quatro equipamentos instalados nas comunidades Gama, Maniçoba, Santo Afonso e agora Espírito Santo, totalizando 1.730 famílias beneficiadas.

A instalação do dessalinizador faz parte das ações de enfretamento à seca capitaneada pela Secretaria de Executiva de Recursos Hídricos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). 

“Apenas o equipamento teve investimento de R$ 32 mil e possui três membranas de osmose reversa que filtram resíduos da água bruta, transformando em água potável. Assim, conseguimos atender diariamente as necessidades da população”, explica o secretário Executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

Atualmente, o Governo do Estado de Pernambuco mantém 223 sistemas de dessalinização em funcionamento por todo o estado. Estes sistemas atendem, aproximadamente, 33.450 famílias, que correspondem a 200.700 habitantes da zona rural do semiárido pernambucano. 

Além desses, outros sistemas tem gestão compartilhada com prefeituras como a de Cumaru, onde até o hospital municipal é atendido por água dessalinizada.

Novos contratos já iniciados devem elevar essa quantidade para 400 dessalinizadores em mais 12 meses e a 800 até ao final de 2018. “Nossa meta é atender, até o final da gestão do governador Paulo Câmara, a metade da população rural difusa do semiárido com água de excelente qualidade para beber e cozinhar”, finaliza Almir Cirilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário