segunda-feira, 2 de maio de 2016

Torneio de futebol de Massangana aconteceu neste Dia do Trabalhador

A tradicional competição foi realizada na recém-reformada Arena Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco




O tradicional torneio de futebol de Massangana, que acontece há mais de 25 anos no 1° de maio, Dia do Trabalhador, foi realizado neste domingo (1°), na recém-reformada “Arena Massangana”. O campo fica localizado na comunidade de Vila Massangana, situada a 300 metros da rodovia concessionada Rota do Atlântico, principal acesso a Suape, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O campo de futebol da comunidade é a única área de lazer da região. Este ano, oito equipes vão participar: três da região, um de Itapissuma, um de Tabatinga e três de Engenho Serraria. Os vencedores receberão medalhas e troféus.
A Concessionária Rota do Atlântico foi a financiadora do projeto de construção da Arena Massangana em parceria com a ONG americana Love.Fútbol. Toda a obra foi executada pelos 85 moradores da região, alcançando cerca de 600 horas de trabalho voluntário nos mutirões.  Eles foram responsáveis pelo levantamento das muretas, alvenaria, alambrado e acabamento, piso e acabamento, balizas e portões pintura, iluminação e acabamento final. 
Em abril de 2015 a Arena foi inaugurada e, apenas três meses após a requalificação, o campo foi parcialmente destruído por uma enchente. Após o rio baixar, a população do bairro uniu as forças novamente e retirou destroços para limpar o estádio. A reinauguração aconteceu apenas em dezembro do ano passado.
            Logo depois da entrega, foi criada junto à comunidade uma comissão de manutenção e um estatuto com as regras de uso. O plano de manutenção tem duas diretrizes: controle de gastos com a estrutura (pintura, reposição de areia, iluminação, etc.) e arrecadação (estratégia para arrecadar os recursos destinados à manutenção do equipamento, que precisa, em média, de R$ 300 por mês).
Para Tuca, morador responsável por administrar o campo, a união da comunidade fez toda a diferença. “A Arena é uma conquista de todos os moradores dedicaram tempo para o bem de todo o bairro. O campo está lindo, esperando os jogadores para o torneio”.
ARENA MASSANGANA - O projeto em parceria com a ONG americana Love.Fútbol faz parte do planejamento socioambiental da Concessionária Rota do Atlântico, que adquiriu o incentivo de R$ 171.000,00 do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a reforma do campinho da Vila de Massangana. Grupos religiosos, esportivos e culturais, assim como de escolas locais e da associação dos moradores, se revezaram nos mutirões voluntários em todos os fins de semana para a finalização da reforma do campo de futebol.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário