terça-feira, 14 de junho de 2016

Asilo ganha horta que produzirá 15 tipos de alimentos e tem 3 mil pés de abacaxi

Além de fornecer alimentos para abastecer o asilo, o excedente será vendido localmente, gerando renda extra.

Asilo ganha horta que produzirá 15 tipos de alimentos e tem 3 mil pés de abacaxi
O cultivo é totalmente orgânico. | Foto: Reprodução/Facebook

Após sofrer com falta de verba e estrutura, o Asilo São João Bosco, localizado em Campo Grande, MS, está plantando um novo futuro. Na última semana a instituição inaugurou seu mais novo projeto: uma horta agroecológica, que conta com mais de quatro mil mudas de hortaliças e três mil pés de abacaxi.

O projeto é fruto de diversas parcerias governamentais e privadas trabalhando em conjunto. Com a ajuda de órgãos do governo e apoio de produtores e empresas, o asilo conseguiu as mudas, boa parte da terra, calcário e adubo orgânico usado no plantio, maquinário e até mesmo a mão-de-obra para o início do cultivo.

A nova horta agroecológica está em um espaço que há quatro anos também abrigava uma horta, mas que foi perdida por falta de manutenção. Agora a expectativa é de que a produção de alimentos ajude a instituição financeiramente, pois, além de fornecer alimentos para abastecer e garantir as refeições dos idosos que moram no asilo, o excedente será vendido localmente, gerando renda extra à organização.

O cultivo é totalmente orgânico, são 15 tipos de alimentos: alface, coentro, almeirão, salsinha, couve, rúcula, tomate, milho, beterraba, abobrinha, batata doce, abacaxi, feijão, cacau e mandioca. Todo o plantio foi pensado para que uma espécie ajude a outra, em um sistema realmente agroecológico, que usa, inclusive árvores, para melhorar a produtividade sem usar agrotóxicos.

Redação mCicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário