quarta-feira, 8 de junho de 2016

Celpe e Camará Shopping de Camaragibe transformam resíduos em energia elétrica

A inauguração da unidade de geração alternativa de energia será nesta quinta-feira (09), às 10h, no centro de compras, em Camaragibe, no Grande Recife


Resíduos de alimentos e folhagens, que seriam descartados no lixo, passam a ter um destino mais sustentável. Um projeto pioneiro no segmento no Brasil, resultado da parceria entre a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e o  Camará Shopping, permite gerar energia elétrica renovável a partir de resíduos sólidos. A unidade de geração alternativa de energia vai funcionar no centro de compras, no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, tem potência instalada de 30 kW. A inauguração será nesta quinta-feira (09), às 10h.

A nova tecnologia utilizará o gás produzido pelos resíduos sólidos, como restos de alimentos e folhagens, como combustível para a geração de eletricidade. Inicialmente, a energia produzida pelo biogás será utilizada para suprir parte da demanda do Camará Shopping. Caso haja excedente, a energia será injetada no sistema da Celpe. O percentual não consumido e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o cliente, como prevê a Resolução Normativa Nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.

O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está sendo executado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e as empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.

No período de um ano, o sistema do Camará Shopping será monitorado por pesquisadores. A unidade conta com dois biodigestores com capacidade para 30 metros cúbicos (m³) de resíduos sólidos.  

As matérias primas do processo de geração de energia são: restos de comida e biomassa não lenhosa (folhagem), obtidas na própria área do empreendimento, que está em construção e tem inauguração prevista para abril de 2017. Também serão utilizados resíduos gerados pelo Mercado Municipal de Camaragibe, em parceria com a Prefeitura da cidade, contribuindo para a redução de lixo do local.

Além dos biodigestores, também foi instalado um gasômetro de 30 m³, servindo como armazenador de biogás e assegurando a flexibilidade da operação de um microgerador de 30 kVA para geração de energia elétrica no chamado horário de ponta, das 17h30 às 20h30. 

A finalidade é avaliar o desempenho da microgeração em outros ambientes, o que vai possibilitar a obtenção de dados comparativos. “Vamos estudar uma tecnologia que possa ser aplicada em várias situações.

O modelo servirá de base para aplicação em diferentes segmentos, seja comercial, industrial ou residencial”, avalia o gestor de Meio Ambiente da Celpe, Thiago Caires. Entre os benefícios, o projeto desenvolvido pela Celpe e o Camará Shopping traz ganhos relevantes para a preservação do meio ambiente.

INVESTIMENTO – Ainda está previsto a instalação de uma segunda planta de geração na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Caruaru, no Agreste, com potência estimada de 200kW. No total, estão sendo investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição de equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário