sábado, 25 de junho de 2016

Cidadãos britânicos começaram a pedir nacionalidade belga

Várias localidades belgas receberam esta sexta-feira pedidos de nacionalidade de cidadãos britânicos, na sequência do referendo de quinta-feira ter dado vitória ao 'Brexit'.

O diário belga Le Soir, na versão digital, citado pela agência EFE, refere localidades que receberam pedidos de passaportes ou de esclarecimento de dúvidas por parte dos habitantes britânicos, como Waterloo, Watermael-Boitsfort, Woluwé-Saint-Pierre, Ixelles ou Saint Gilles, localizadas nos arredores da capital, Bruxelas.
A presidente da comuna de Waterloo, onde residem cerca de 450 britânicos, afirmou ter recebido cinco solicitações de britânicos que querem a nacionalidade belga e dezenas de perguntas relacionadas com o assunto.
Os belgas consideram que as solicitações refletem o desejo dos britânicos de preservar as atuais situações de trabalho.
Os presidentes das comunas explicam que as perguntas e pedidos de esclarecimento, tal como as solicitações de passaportes belgas são feitos por britânicos que têm empregos em que a nacionalidade é importante, podendo estar a temer perder os seus postos de trabalho num novo cenário internacional.
Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.
Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

Jornal de Notícias - PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário