O passe livre nos ônubus está vigorando (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

Os estudantes, moradores permanentes de Fernando de Noronha e servidores do governo local podem utilizar os ônibus da ilha com o passe livre a partir desta quarta-feita (1). 

A gratuidade na passagens dos coletivos foi implantada pela Administração do Distrito, inicialmente, o projeto do Governo do Estado beneficiaria apenas os alunos a Escola Arquipélago e o Centro Integrado Bem-Mer-Quer, mas foi estendido a comunidade , decisão que deve beneficiar cerca de duas mil pessoas.

“O Governo do Estado tem implantado o passe livre para os estudantes, mas resolvemos estender para o moradores permanentes porque é grande o número de pedidos para entrada de novos veículos, o que não pode ser feito antes da  conclusão do recadastramento e da análise do Plano de Capacidade de Carga da ilha. Com o passe livre estamos beneficiando a comunidade”, explicou o administrador Luís Eduardo Antunes.

A passagem nos coletivos custa três reais, os moradores avaliaram a mudança. “Ajudou muito a população da ilha, eu acho que vou economizar uns 200 reais por mês, isso ajuda muito”, falou Edmilson Alves Barbosa. 

“Eu acho bom, mas acho que o ideal que é a passagem fosse mais barata, uns dois reais, de graça vão querer bagunçar. Mesmo pago tinha gente bagunçando, de graça vão ainda mais , eu tenho certeza”, previu José Edson Cavalcante, conhecido como Ceará. 

“Eu acho uma boa, a inflação em Noronha é muito grande , as coisas são caras. Isso ajuda a comunidade, tem muita gente que precisa, quem bagunçar deve perder o direito”, disse Lupércio de Souza.

Viver Noronha