sexta-feira, 3 de junho de 2016

Crianças fazem limpeza de rio e mangue para marcar Semana do Meio Ambiente na Reserva do Paiva

A Concessionária Rota dos Coqueiros promove para a população do seu entorno ações práticas e de conscientização ambiental



Crianças e adolescentes de escolas municipais do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes participarão de atividades práticas programadas pela Concessionária Rota dos Coqueiros em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente. Trilha ecológica e limpeza da Bica do Ferrugem na Vila Nazaré, e o recolhimento de resíduos do Rio Jaboatão e do mangue localizado embaixo da ponte do Paiva, são algumas das ações que serão realizadas em parceria com as secretarias de Meio Ambiente dos dois municípios, a faculdade Guararapes e a Associação Geral da Reserva do Paiva.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi criado na Conferência de Estocolmo, em 1972, quando as questões ambientais do Planeta passaram a ter um olhar e tratamento diferenciado, a partir da criação de uma política ambiental mundial. No Brasil, foi estabelecido nove anos depois, que neste mesmo período, em todo território nacional, seria promovida a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da preservação do ecossistema.
 A Concessionária Rota dos Coqueiros está realizando de 6 a 10 de maio, em conjunto com as comemorações da data mundial do Meio Ambiente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, reunindo ações voltadas também para a saúde e segurança do trabalhador.  A abertura acontece na segunda-feira às 9h com uma trilha ecológica na Vila de Nazaré para a limpeza da Bica do Ferrugem - fonte de água doce que, por causa da grande quantidade de ferro existente no solo da região, deixa um tom ferruginoso em tudo o que está em sua volta. Participarão 25 crianças da escola Maria Madalena Tabosa, do Cabo de Santo Agostinho e os funcionários da Concessionária.
 A importância do manguezal, do ecossistema do Rio Jaboatão e os cuidados para a preservação de ambos, são temas que serão abordados em conversas com crianças das escolas do entorno da rodovia e da Escola Aluísio da Cunha Morais, em Jaboatão dos Guararapes. Para proporcionar um momento contemplativo e apresentar na prática a fauna e a flora do rio, as crianças e funcionários da Rota dos Coqueiros farão um passeio de barco, com saída da Marina Porto do Sol, guiado pela secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes, em que terão como atividade, recolher resíduos descartados no rio e acondicioná-los em sacolas biodegradáveis. Eles receberão ainda instruções de como se proteger do sol, com o uso do boné e de protetor solar, resguardar sua segurança usando colete salva-vidas, entre outras dicas.
A Rota dos Coqueiros realizará o Parada Legal Ecológico, uma feira de experiência e conhecimento sobre o bairro Reserva do Paiva. O evento, aberto ao público é uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem um pouco mais sobre o bairro planejado. A feira acontece na Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), localizado dentro do Parque do Paiva.
Neste espaço, haverá exposições sobre a Fauna e a Flora da Reserva do Paiva; sobre o Projeto Tartaruga Marinha, desenvolvido pela Associação Geral da Reserva do Paiva, mostrando como é o processo de desova e o nascimento das tartaruguinhas, e o Projeto Onda Limpa, do Reserva da Cidadania, que ensinará as crianças como preservar as praias.
Duas oficinas serão oferecidas durante o Parada Legal Ecológico. A “Horta em Casa”, oferecida pelas integrantes do Projeto Quintais Produtivos, ensinará como plantar, aguar, e orientará sobre o ciclo de germinação e crescimento das plantinhas, entre outras dicas. Todos que participarem da oficina poderão levar as mudinhas para casa. Uma oficina de reciclagem também será realizada e coordenada pela a Rota dos Coqueiros.
A atividade artística expressiva “Fique Peixe”, será uma oportunidade para as crianças produzirem ilustrações de peixes típicos da região, através de oficinas de origami, stencils e garrafas PETs. A ação é uma parceria da Rota dos Coqueiros com a Verda Eventos Incríveis e levará 160 crianças das escolas Maria Madalena Tabosa e Aluísio da Cunha.
A Associação Geral da Reserva do Paiva terá um espaço onde serão expostas suas atribuições, o modelo de gestão do bairro, além do conceito do projeto. Os produtores do Sabão Aybú, projeto integrante do Programa Reserva da Cidadania, estarão no local recebendo doações de óleo de cozinha usados para serem reutilizados para confecção de sabonetes artesanais, além de explicar todo o processo de criação dos sabões.

DATA
ATIVIDADES
Segunda-feira (06/06)
08h às 09h – Abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente com Integrantes. Local: Concessionária Rota dos Coqueiros.
09h às 12h - Trilha ecológica para limpeza da Bica do Ferrugem com as crianças da Escola Maria Madalena Tabosa. Local: Vila de Nazaré
09h às 10h – Palestra: Conhecendo o Manguezal com a equipe da Faculdade Guararapes – Local: Escola Maria Madalena Tabosa

Terça-feira (07/06)
09h às 12h - Limpeza do Mangue e Instruções com funcionários, subcontratados e crianças da Escola Aluísio da Cunha - Local: Rio Jaboatão
Quarta-feira (08/06)
09h às 12h - Palestra: A Importância do Mangue para integrantes, subcontratados e convidados – Local: Sala de Descanso

Quinta-feira (09/06)
09h às 16h – Parada Legal Ecológico – Feira de experiência e conhecimento sobre a Reserva do Paiva - Local: Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP)
Exposições sobre:
·                    Fauna e Flora da Reserva do Paiva
·                    Projeto Tartaruga Marinha
·                    Oficina – Horta em Casa
·                    Reserva do Paiva – O que é? Como funciona?
·                    Rio Jaboatão e sua importância
·                    Importância do Mangue
·                    Proteção e cuidados com a Praia
·                    Oficina de Reciclagem
·                    Coleta de óleo
Sexta-feira (10/06)
09h às 12h – Passeio de barco pelo Rio Jaboatão – Conhecendo o Rio, sua fauna e flora. Integrantes e Crianças das escolas do entorno. 
16h – Fechamento da Semana do Meio Ambiente 2016

 CONCESSIONÁRIA ROTA DOS COQUEIROS – A Concessionária Rota dos Coqueiros é responsável pela operação e pela manutenção da PE-024 e Ponte Arquiteto Wilson Campos Junior, também conhecido como sistema viário do Paiva. A Concessionária é composta pelas empresas Odebrecht Rodovias e Grupo Cornélio Brennand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário