terça-feira, 7 de junho de 2016

Desafio das Cidades: Recife tem metas de redução de Gases do Efeito Estufa

we love_metas_gases efeito estufa


Depois de fazer dois inventários de Gases do Efeito Estufa (GEE), a Prefeitura do Recife estabeleceu metas de redução absoluta de emissões: 14,92% até 2017 e 20,8% até 2020, referentes ao cenário de projeção com base em 2012. A capital pernambucana foi a primeira cidade do Nordeste a definir o seu compromisso frente ao aquecimento global. 

A medida da gestão municipal teve peso na avaliação de ambientalistas internacionais e levou o Recife a estar na final do concurso “Hora do Planeta: Desafio das Cidades”, realizado pela ONG WWF e que premia os centros urbanos comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

A expectativa é que quase 1 milhão de toneladas de CO2 deixe de ser despejada na atmosfera. Para honrar o compromisso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade também elaborou um Plano de Baixo Carbono, com ações envolvendo quatro setores: mobilidade, resíduos sólidos, energia e desenvolvimento urbano sustentável. 

Responsável por 65% das emissões de GEE na cidade, o setor de transporte é um dos principais focos do plano. Entre as medidas previstas, está a melhoria da estrutura urbana, com a implantação de mais faixas azuis (cerca de 50km), ampliação do projeto de bicicletas compartilhadas, estruturação da malha cicloviária da cidade, entre outras.

Quanto à produção de lixo e o saneamento, o plano aponta para a implantação de sistema de queima de biogás nas estações de tratamento de esgoto e nos aterros que atendem a cidade, além do aumento da coleta seletiva e diminuição da quantidade de lixo enviada aos aterros tradicionais. 

No setor de energia, a prefeitura aposta na modernização do parque de iluminação pública, implantação de placas fotovoltaicas em órgãos públicos e no incentivo o uso de equipamentos sustentáveis para aquecimento de chuveiros nas residências.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário