quarta-feira, 22 de junho de 2016

Energia solar produzida em Tacaratu serão leiloadas

Serão licitados 1 MW/med de energia oriunda do sol dos parques Fontes Solar I e II



Divulgação/sdec
Empreendimento da Enel Green Power tem capacidade de geração anual de 1,8 MW/med

Da geração média anual de 1,8 Megawatts médios (MW/med) produzidos pelos parques Fontes Solar I e ll, em Tacaratu, Sertão de Itaparica, 1 MW/med será comercializado via leilão. As empresas que arrematarem essa energia terão tempo de contrato de julho deste ano a primeiro de janeiro de 2017.
A ideia é que, após o fim do acordo, essa energia limpa volte a ser usada pelos prédios públicos do Governo do Estado, como acontece atualmente com o Centro de Convenções (Ce­con), que usa 0,8 MW/med restantes dessas usinas solares. Pernambuco tem ainda 64 MW a serem instalados até o fim de 2018.

Para isso ser viabilizado, a comercializadora de energia da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), está realizando uma chamada pública para a venda de energia solar no dia 5 de julho, com resultado previsto para o dia 8 do mesmo mês. Durante o tempo em que essa energia ficará contratada, o Governo informou que intensificará os trabalhos para migrar espaços da administração pública para o mercado livre.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, a perspectiva é que o leilão seja bem recebido pelo mercado. “As expectativas tanto para o leilão quanto para os negócios são boas”, disse, destacando o fortalecimento do cluster solar no Estado. Em 2013, Pernambuco licitou seis empreendimentos para a geração de eletricidade a partir do sol. O intuito, além de gerar energia limpa, era fomentar a cadeia industrial do setor. 

“O objetivo do leilão feito em 2013 era de atrair a indústria de componentes. Aconteceu, mas não na velocidade que esperávamos”, disse, justificando o porquê de alguns empreendimentos contratados ainda não gerarem energia, a exemplo dos empreendimentos vencedores do consórcio entre a Kroma Energia e o Cone Concierge. O secretário, no entanto, adiantou que o Estado tem conversas com indústrias do segmento e que, em breve, terá novidades.

Parques de Tacaratu

A Enel Green Power foi uma das vencedoras do primeiro Leilão de Energia Solar do País, promovido pelo Governo de Pernambuco, sendo o primeiro resultado concreto do programa PE Sustentável. São duas plantas solares fotovoltaicas de 5,5 MW cada. A geração destes parques solares evita a emissão de mais de cinco mil toneladas de CO² na atmosfera a cada ano. O empreendimento também é o primeiro parque híbrido do Brasil, pois está interligado a uma planta eólica na mesma área física de instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário