segunda-feira, 13 de junho de 2016

Estudo mostra vantagem do 'sai' em referendo sobre Reino Unido na UE

Campanha que defende desfiliação da União Europeia ampliou vantagem.
Segundo sondagens, 53% apoiam o "sai' e 47%, o "fica".

Anúncio convoca voluntários para campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia em um prédio em Altrincham, na Inglaterra (Foto: Reuters/Phil Noble)

Anúncio convoca voluntários para campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia em um prédio em Altrincham, na Inglaterra (Foto: Reuters/Phil Noble)

A campanha que defende a desfiliação britânica da União Europeia ampliou sua vantagem sobre o campo do "fica" a dez dias do referendo que decidirá a questão, mostraram duas sondagens de opinião publicadas pela agência de pesquisa ICM nesta segunda-feira (13).

De acordo com as pesquisas, uma feita pela Internet e outra por telefone, o campo do "sai" tem 53% de apoio e a campanha pela permanência do país no bloco tem 47% de adesão, noticiou o jornal "Guardian", que patrocinou a consulta telefônica.

Duas semanas atrás, os mesmos levantamentos mostravam 52% e 48% respectivamente, disse o "Guardian".

As duas sondagens excluíram entrevistados que responderam "não sei".

As pesquisas da ICM são as mais recentes a sugerirem que a campanha do "sai" ganhou ímpeto, o que vem perturbando os investidores. Um levantamento divulgado na sexta-feira, que apontou uma dianteira de 10 pontos percentuais para o "sai", aumentou a pressão sobre a libra esterlina.

A ICM disse ter conversado com mil adultos por telefone e 2.001 adultos online entre os dias 10 e 13 de junho. 

Da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário